Profissionais de saúde e administradores são maioria na contratação de seguro individual para afastamento do trabalho e invalidez

No último ano, o registro de atividades ligadas ao empreendedorismo individual cresceu no Brasil. Um levantamento do Sebrae, realizado com base nas informações do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), da Receita Federal do Brasil, cerca de 859 mil micro e pequenas empresas foram abertas no país, uma média de 2,3 mil por dia. Paralelo a esse crescimento, a autonomia que o empreendedorismo proporciona, interfere nas proteções e benefícios que esses profissionais teriam, caso tivessem o registro em carteira. De acordo com a Azos, insurtech que desenvolve soluções para seguro de vida individual, entre os anos de 2022 e 2023, foi possível identificar o crescimento de 52% na contratação de seguros para uso em vida, em caso de afastamento temporário e invalidez.

Um comparativo realizado pela insurtech, com os dados do Sebrae – sobre as atividades mais procuradas para a abertura de micro e pequenas empresas (MPE), em 2023 – e os resultados anuais da Azos, identificou que as atividades que mais abriram MPE no Brasil foram as mesmas que mais contrataram os produtos para uso em vida da insurtech. No Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, as atividades de atenção ambulatorial, executadas por médicos e odontólogos, registraram 48.782 novas empresas, enquanto os serviços combinados de escritório e apoio administrativo foram 38.619. Já na empresa de seguro de vida, os profissionais declarados como administradores, médicos e dentistas se destacam como os que mais procuraram por proteções para uso em vida. No último ano, a empresa registrou um crescimento de 180% na contratação dos produtos por médicos e dentistas. Já os administradores foram responsáveis por um aumento de 54% dos novos clientes.

O seguro de vida, é uma categoria que vem apresentando uma maior diversificação de produtos em sua prateleira, contemplando proteções que auxiliam financeiramente os segurados que tiverem algum problema ainda em vida. Dentre as opções oferecidas por esse mercado estão o auxílio para afastamento temporário do trabalho, acidentes, invalidez e, até mesmo, despesas médicas, que eventualmente não sejam cobertas pelo plano de saúde.

Mateus Nicolau

Mateus Nicolau, Diretor Comercial da Azos, explica que o perfil de clientes que buscam esse tipo de proteção, em geral, depende da soma da diária de trabalho para a renda mensal e que, a falta de um dia trabalhado prejudica diretamente as finanças pessoais. “As proteções que indenizam os segurados em caso de afastamento do trabalho, seja por acidente ou doenças, tem apresentado um crescimento considerável em nossa base de clientes. Os perfis são variados, desde provedores financeiros da família até pessoas solteiras que precisam garantir o seu próprio planejamento financeiro”, pontua Mateus.

O aumento da demanda também tem feito com que novas proteções sejam criadas. Na Azos, o crescimento da contratação de proteções para o uso em vida por profissionais da saúde, impulsionou a insurtech a investir no desenvolvimento de uma cobertura voltada, exclusivamente, para médicos e dentistas. “Esses profissionais da possuem um risco iminente de se ausentar permanentemente do trabalho e, por isso, passaram a demandar por uma cobertura que contemplasse necessidades específicas.”, disse o diretor comercial.

A expectativa é de que as empresas de seguros continuem se adaptando às mudanças do cenário econômico, e passem a oferecer, cada vez mais, soluções que contemplem o uso das indenizações ainda em vida. De acordo com os especialistas, a tendência é de que essas soluções se tornem mais populares, com a entrada de outros setores da economia no ramo, como é o caso dos bancos digitais, que também começaram a ofertar apólices de seguro de vida aos seus clientes.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas