Sucesso nas negociações da Política Fiscal pode levar Selic a 8,5% já em 2024, diz BB Previdência

Desafio maior para se atingir a meta estimada pelo mercado para este ano é a taxa de juros norte-americana, analisa Ricardo Serone, Diretor da instituição

Ricardo Serone

Com mais este corte de 0,50 ponto percentual anunciado hoje pelo Comitê de Política Monetária (Copom), para 10,75% ao ano, a Selic segue a trajetória esperada pelo mercado: alcançar 9% ao final de 2024, avalia Ricardo Serone, Diretor Financeiro e de Investimentos BB Previdência, empresa do conglomerado Banco do Brasil.

O executivo, contudo, destaca que se as negociações atuais sobre a Política Fiscal forem bem-sucedidas pelo trabalho desenvolvido pelo Ministério da Fazenda, podem levar a taxa básica de juros a 8,5% no fim deste ano. “É preciso ficar atento às negociações. Dependendo do arranjo, a redução da Selic poderá ser maior, chegando neste patamar.”

O sexto corte seguido na Selic deve-se a um cenário macroeconômico interno equilibrado, com sinais positivos observados, especialmente, na queda do nível de desemprego e no controle da inflação, ao menos no curto prazo, analisa Serone.

“A inflação de 0,83% em fevereiro ficou praticamente igual à verificada no mesmo mês do ano passado, 0,84%, o que mostra um caminho de normalidade. A expectativa para março é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fique próximo de 0,20%, ante 0,71% de 2023, indicando convergência para as metas do Banco Central.”

O desafio maior está no cenário externo, principalmente, nas taxas de juros dos Estados Unidos, que, se subirem, podem frear um pouco a curva de queda da Selic, opina o executivo. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) manteve hoje a taxa na faixa de 5,25% a 5,5% ao ano, também como previsto pelo mercado.

Como a taxa Selic pode impactar os planos de previdência

Os cortes na taxa Selic têm trazido desafios para o setor de previdência. “É preciso diversificar o portfólio, investindo em  ativos que auxiliem as fundações a alcançarem índices de referência e metas atuariais dos planos. A BB Previdência já tem um planejamento estratégico com esta visão, oriundo da construção da sua Política de Investimentos. A instituição tem feito alocações táticas, para capturar ganhos por meio do fechamento da curva de juros.”

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas