Uma nova ótica sobre o seguro de vida vitalício

Especialista mostra novo enfoque e oportunidades do seguro de vida vitalício

Garantir um futuro seguro para a família é uma das principais preocupações dos brasileiros quando o assunto é preservação do patrimônio. Prova disso é refletida no aumento da procura por seguro de vida, que segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) cresceu 17,8% no ano passado.

Dentro deste ramo, os produtos que oferecem maior previsibilidade e segurança à família, são os Seguros de Vida Temporários (prazo fixo) e os Seguros de Vida Vitalícios. Cada um com suas características e vantagens, que quando combinados se ajustam ao perfil de vida e necessidade do segurado.

O Seguro de Vida Temporário com vigência de 10, 20 ou 30 anos tem custo baixo, sendo ideal para compor com o Seguro de Vida Vitalício, gerando assim uma cobertura elevada na fase de acumulação de patrimônio ao mesmo tempo que gera acúmulo de reserva na cobertura vitalícia.

Esse tipo de seguro tem diversas vantagens, além de simplesmente garantir a segurança da família em caso da morte de seu titular.

Alavancagem patrimonial e geração de ativo líquido 

Luiz Eduardo Halembeck, especialista em seguros e sócio fundador do Grupo Halembeck Seguros, aponta que o seguro de vida vitalício tem vantagens que envolvem além da proteção para as despesas de uma família. “O seguro de vida vitalício é uma estratégia de alavancagem patrimonial, uma vez que após o primeiro pagamento é gerado um ativo líquido, necessário em todo planejamento familiar”.

“O Seguro de Vida Vitalício é uma excelente alternativa para cobertura de ativos com baixa liquidez, que poderão se desvalorizar com a saída em um momento inapropriado, como por exemplo a venda de imóveis, investimentos em fundos de “Private Equity” que devem aguardar as janelas de liquidez ou a venda de um Título em momento de mercado desfavorável”, explica.

Exclusão do inventário e uma forma alternativa de previdência

Luiz Eduardo Halembeck menciona que além da indenização não entrar no processo de inventário, o Seguro de Vida Vitalício poderá ser utilizado como uma estratégia inteligente de previdência para os filhos, pois esses ao atingir sua independência financeira, poderiam assumir o pagamento do Seguro de Vida dos Pais, ao invés de iniciar um plano de previdência, evitando riscos de gestão, mudança de regras, divisão em um divórcio e tributação

Um ativo inalienável e estruturas sofisticadas

Um ponto relevante a ser considerado é que a reserva acumulada em seguro de vida vitalício é um ativo inalienável. “Em caso de dívida, o credor não pode acessar a reserva da apólice do seguro, pois essa está em nome da seguradora”.

Para pessoas que já estruturaram seu planejamento sucessório com empresas ou estruturas detentoras de bens no exterior, é possível acessar o mercado de seguros em países mais desenvolvidos com melhores produtos e custos menores.

Para Halembeck, profissionais envolvidos em planejamento sucessório e assessoria financeira, deveriam olhar para o seguro de vida vitalício com uma nova ótica, saindo do lugar comum. “Esse tipo de visão traz soluções inteligentes e simplificadas, deixando o cliente esclarecido sobre o assunto, podendo utilizar o seguro de vida vitalício com novas abordagens”, conclui.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas