A filosofia “Good Company” da Tokio Marine

Soluções de excelência que protejam a Vida, o Patrimônio das Pessoas e as Empresas são o propósito da seguradora, que tem a prerrogativa de atender necessidades em um único contato

José Adalberto Ferrara, Tokio Marine

A Tokio Marine Seguradora segue um ciclo virtuoso, fruto de mudanças estruturais realizadas no passado, inclusive com a transição de José Adalberto Ferrara, então diretor da área de Tecnologia para o cargo de CEO, há dez anos.

Desde então, a companhia investe continuamente no desenvolvimento de novas tecnologias a serviço da transformação digital e da automação de processos, peças-chave para garantir agilidade e prover atendimento rápido e eficiente em plataformas como website, aplicativo móvel, WhatsApp, Facebook Messenger e chat on-line dotado de Inteligência Artificial. “Todos estes canais já estão bem consolidados e têm contribuído para que os segurados encontrem o que precisam em um único contato, proporcionando uma experiência positiva com a marca Tokio Marine”, descreve o presidente.

A companhia encerrou 2022 com o segundo lugar no ranking entre as maiores seguradoras do País nos ramos de Auto, Condomínio e Residencial – esse último sem considerar as seguradoras ligadas a bancos. “Na carteira de Automóvel, a Tokio Marine galgou duas posições no ranking de prêmios, saltando da 4a posição, em 2021, para a 2a posição no ano passado. A carteira de Automóvel cresceu 62% em relação ao ano anterior, quase duas vezes o crescimento do mercado, que foi de 33,2%. A produção recorde da Tokio Marine neste ramo chegou a R$ 6,5 bilhões, com a melhor sinistralidade do mercado. O Residencial, por sua vez, registrou um crescimento de 34,2% e o Condomínio, de 29%”, comemora Ferrara.

Diante de todo esse resultado, ele destaca uma estratégia de negócios baseada na valorização do capital humano; na oferta dos melhores produtos e serviços para atender às demandas dos corretores, assessorias e clientes e na ampliação da cultura do seguro no Brasil. “Costumo definir que a linha de atuação da Tokio Marine está baseada nos chamados quatro Ps: Pessoas, Processos, Produtos e Paixão naquilo que fazemos”.
Inclusive, para ele, um dos diferenciais da companhia é manter o olhar sempre atento às necessidades do colaborador. “Temos o compromisso de torná-los protagonistas em suas respectivas áreas de atuação na companhia, oferecendo todos os subsídios necessários para seu desenvolvimento. Um colaborador motivado possibilita que os resultados da companhia sejam alcançados naturalmente, o que vem se comprovando na prática com o excelente desempenho da Tokio Marine no Brasil nos últimos anos”.

Em 2022, a produção das assessorias de São Paulo apresentou um crescimento de 63,1% em relação ao ano anterior. “Com isso, a representatividade nos resultados da companhia aumentou de 5,5% para 6,3%”.

“Entre 2011 e 2022, a companhia cresceu mais que seis vezes, passando de uma produção de R$ 1,6 bilhão ao ano para R$ 10,6 bilhões ao ano. E isso só foi possível graças aos nossos quase 40 mil corretores e assessorias e ao compromisso do nosso time”, comemora.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Tokio Marine registrou um crescimento de 19,7% em relação ao mesmo período de 2022, com uma produção de R$ 3,9 bilhões em prêmios emitidos, enquanto o mercado (sem Previdência, Capitalização e Saúde) cresceu 14,6%.

“Estes números são muito bons porque mostram um avanço de todo o mercado e não apenas de uma seguradora ou outra. Se considerarmos o intervalo de dozes meses, entre maio de 2022 e abril de 2023, a Tokio Marine cresceu 33,1%, com uma excelente produção de R$11,5 bilhões”, assinala o presidente.

Ele cita a projeção da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), de um crescimento do mercado da ordem de 11,1% em 2023, o que mostra que o setor continua sendo um dos eixos propulsores da economia brasileira. “Diversos fatores têm contribuído e devem continuar a impulsionar a indústria securitária, como a maior preocupação das pessoas com proteção e planejamento financeiro, em razão da própria pandemia; a retomada de grandes obras e a própria estabilização da economia”, observa.

Produção das assessorias

Segundo Ferrara, hoje a atuação das assessorias de São Paulo ainda está bastante focada na carteira de Automóvel, com 88% do total da produção. Em seguida, estão as carteiras de Produtos Pessoa Jurídica (5,6%), RD Massificados (4,2%) e Vida (2,2%). “O trabalho que nossa área comercial vem fazendo junto à Aconseg-SP é o de mostrar o potencial de negócios do portfólio da Tokio Marine e a necessidade de fomentar a diversificação do mix de produtos”.

Embora a produção maior das assessorias ainda seja no Auto, Ferrara observa um interesse cada vez maior pelo Green Vida, um movimento nacional criado pela Tokio Marine para conscientização e aculturamento dos corretores sobre a importância da venda do Seguro de Vida no planejamento financeiro das famílias. “As assessorias da Aconseg-SP aderiram a este movimento desde o início e vêm se destacando em todas as edições com um desempenho bastante relevante”.

Ele define como excelente o trabalho em conjunto das assessorias e da Aconseg-SP para levar conhecimento aos corretores por meio da capacitação profissional, que inclui a realização de treinamentos próprios ou o incentivo à participação nos eventos promovidos regularmente por seguradoras como a Tokio Marine.

“Muitas assessorias têm modernizado os negócios com estratégias voltadas para desenvolver e reter talentos, aumentando a produtividade dos profissionais, diversificar a carteira dos corretores e investir em marketing digital”, observa.

É na crescente digitalização de suas operações por meio da automação e otimização de processos para reduzir custos e investir em marketing digital e novos modelos de atendimento que reside o desafio das assessorias em seguros, conforme Ferrara. “A tecnologia é fundamental para diversificar a comercialização da carteira de seguros.

Atualmente, por exemplo, temos um leque enorme de produtos para suportar as necessidades de Pequenos e Médios Empreendedores – como Risco Cibernético, D&O, E&O, Engenharia, Garantia, Seguro de Vida e o próprio Seguro Empresarial – que formam um enorme nicho de mercado”, diz Ferrara, ao definir que as assessorias têm um papel fundamental na divulgação do leque de oportunidades.

“Não é de hoje que reafirmamos a importância das Assessorias, tanto para a estratégia de negócio da companhia quanto para o crescimento do mercado de seguros no Brasil. Em conjunto com nossa área comercial, as assessorias desempenham um trabalho fundamental ao garantir o elo entre a seguradora e os corretores, contribuindo para que estes se tornem consultores de proteção dos clientes Tokio Marine”, completa.

2023 em dois dígitos

Conforme o CEO, a projeção para o segundo semestre de 2023 é manter o ritmo de crescimento em dois dígitos, seguindo o plano estratégico traçado no início do ano.

“Vale lembrar que registramos em 2022 o melhor resultado dos 63 anos da atuação da Tokio Marine no Brasil. A companhia obteve um crescimento histórico de 40,6%, enquanto o mercado no qual atua cresceu 21,3%. A produção atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões em prêmios emitidos, meta que estava prevista para 2024. Deste total, a seguradora devolveu à sociedade o montante de R$ 5,3 bilhões em sinistros pagos. Já o índice combinado ficou em 95,3%, o que chancela a força da atuação da seguradora no Brasil”, ressalta.
Segundo ele, os planos dos próximos anos da companhia são manter os investimentos no País e a oferta de soluções de excelência que protejam a Vida, o Patrimônio das Pessoas e as Empresas.

“Continuaremos a conduzir os negócios a partir da filosofia “Good Company” do Grupo Tokio Marine, baseada em três pilares: olhar além do lucro, capacitar os colaboradores e cumprir os compromissos com a sociedade”.
Na Tokio Marine desde 2009 e na presidência desde 2013, Ferrara cita ainda como um dos principais fatores de sucesso ter a excelência como um dos pilares fundamentais da cultura corporativa.

“Reafirmo que tem sido um enorme privilégio estar à frente de uma das maiores seguradoras do País durante todo esse período e ter contribuído com os resultados da companhia com o auxílio dos nossos 2,3 mil colaboradores, que têm se mostrado cada vez mais comprometidos e engajados em atingir as metas estabelecidas pela matriz”, encerra.

Crescimento nos ramos em 2022

193,9% —– Riscos de Engenharia
165% —– Riscos de Petróleo
81% —– Riscos Cibernéticos
79,8% —– Agro Equipamentos e Fazendas
62,3% —– E&O
62% —– Automóvel
45,1% —– Riscos Nomeados
34,2% —– Residencial
29% —– Condomínio
25,2% —– Garantia
10,2% —– Transportes

Conteúdo da edição 62 da Revista Aconseg-SP

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