Cobroker cria a jornada de vendas do corretor híbrido

Com a proposta de trilhar uma jornada infinita com o corretor, a Cobroker Hub Insurance se dedica a um trabalho em conjunto com o parceiro e inova ao levar o Vida e o Saúde em uma única linguagem ao corretor

Carol Rodrigues

Apesar de jovem, a empreendedora Vanessa Mendes construiu a sua carreira em bases sólidas. Com um olhar disruptivo, desde o início neste mercado, aos 16 anos, inovação, tendências e desafios foram pontos que atraíram a sua atenção. Quando tornou-se gestora comercial de uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, os três pontos citados acima foram colocados à disposição do atendimento ao corretor. A sua dedicação era entender a dor do parceiro comercial e propor uma solução.

“Sempre atuei na área comercial, atendendo o corretor de seguros, e um dos desafios era vender o que não era cultura do mercado massificado, como os planos de coparticipação”, lembra.

Com o tempo, o perfil disruptivo de Vanessa a impulsionou a empreender e a conseguir expandir as soluções para as dores dos corretores. Com uma trajetória de especialização no Saúde, ela queria ir muito além da atuação de uma plataforma. Seu desejo era fazer com que o corretor de saúde “informal” se tornasse empreendedor do seu próprio negócio, ganhando seu comissionamento vitalício direto das companhias, e que o corretor de seguros começasse a vender mais os produtos de benefícios. Com a proposta de fazer algo diferente e ciente de que as assessorias em seguros são focadas em vários ramos, ela decidiu criar  a primeira assessoria exclusiva de benefícios. Nascia, então, a Cobroker Hub Insurance, hub que conecta o corretor com seu código e comissão direto nas principais companhias dos segmentos de Vida, Saúde, Previdência e Odonto há cerca de cinco anos.

Como o corretor se posiciona perante a venda? Como é o acolhimento dele quando vem uma informação nova de plano de saúde?  Entender o corretor e a sua linguagem e propor uma solução para o parceiro é a missão de todos os colaboradores da Cobroker.

Diferencial é priorizar o corretor

Desenvolver o corretor para atuar no segmento de seguros e planos de saúde, foi o ponto de partida da Cobroker. “De todos os seguros, o Saúde é o mais complexo. O corretor não vende mais o Saúde porque não tem segurança do atendimento e do processo”.

Na Cobroker, o corretor é atendido por especialistas. O propósito é atender, ensinar e dar segurança ao parceiro. Dentro da assessoria, o corretor tem todo o suporte. “Levamos uma proposta diferente para o corretor, dou segurança com protocolo de atendimento e agilidade. O corretor é acolhido no chamado em até cinco minutos”.

Na empresa, os corretores aprendem a vender um plano de saúde ou seguro de vida desde o início, inclusive são atualizados constantemente.

Além do suporte dos especialistas, os corretores contam com a Universidade OneBroker por meio da qual eles contam com treinamentos, dicas, aulas e mentorias para capacitação  sobre o segmento.

Segundo ela, todo o formato da universidade e a estrutura de conteúdo são realizados para que o corretor tenha mais confiança no processo.

“O que nos difere no mercado é esse espírito de inovação de um processo. A Cobroker cresce rápido. São 400 corretores atendidos. Fui a primeira mulher a montar uma assessoria em SP”, destaca Vanessa.

Atualmente, a Cobroker trabalha em parceria com Amil, Azos, Icatu, MAG Seguros, MetLife, NotreDame Intermédica, Omint, Qualicorp, Seguros Unimed, SulAmérica e  Unimed Nacional.

“A Cobroker é uma boutique para o corretor. Fomos a primeira assessoria a ter um sistema de chat em 2019, antes mesmo da pandemia. Nosso sistema de chat de atendimento ao corretor é todo gravado. Com isso, o backoffice não deixa de atender uma solicitação sequer do corretor”, conta a CEO da empresa, que possui NPS do seu atendimento, ou seja, o corretor classifica o atendimento dos especialistas que o atendem.

Corretor híbrido

“Acredito no corretor profissional de seguros, que quer maximizar seus resultados e precisa de atendimento”, destaca Vanessa, que desafiou a si mesma quando decidiu especializar-se no seguro de Vida para oferecer o melhor suporte aos corretores.

“No nosso mercado, o corretor do Vida é do Vida; o de Saúde, de Saúde, e o de outros ramos, outros ramos. Acabamos com essa história e falamos do corretor híbrido na área de Benefícios. Acreditamos na inovação em formato de pensar e agir levando uma forma de perfilar única, possibilitando que o corretor maximize seu resultado e ofereça uma maior proteção ao cliente”, expõe.

Para dar suporte, a assessoria lança em novembro um manual híbrido para o corretor aprender a perfilar o Vida e o Saúde/Odonto em um único cliente. Vanessa acredita que o treinamento de profissionais iniciantes no ramo requer uma linguagem simples. Para atender os corretores, hoje, todos os funcionários são híbridos.

“Com a minha metodologia, consegui fazer com que os corretores de outros ramos vendessem o Saúde, criando uma operação, um manual de vendas, explicando porque ele faz algumas perguntas para o cliente, começando a ensinar do zero, e deu certo. Agora, estamos fazendo o mesmo com o Vida. Por isso, estamos lançando o manual. O corretor conseguirá perfilar o cliente, entender o porque faz as perguntas e ver quais são as oportunidades com um olhar 360 graus. Conosco, o corretor não pensa como corretor CPF, mas sim como CNPJ. Quero que meu corretor entenda que ele é um empresário. Se ele não vender o Vida para o cliente de Saúde, ou vice-versa, o planejador financeiro da XP vai vender”, chama a atenção.

Segundo ela, o pulo do gato é entender que existe uma jornada de venda. “Quando se explica o que ele vai passar nessa jornada, ele entende porque faz determinadas perguntas para o cliente. Nós apresentamos para o corretor a jornada de vendas dele em um formato híbrido”.

A sede da Cobroker está localizada em São Paulo, onde mantém o foco de atuação. No entanto, Vanessa já planeja a expansão. “Gosto de crescer de forma organizada. Até março, teremos novidades”.

Inquieta, Vanessa disponibilizou um podcast no Spotify. Aliás, foi o seu olhar de vanguarda que possibilitou à assessoria avançar durante o período de pandemia – a Cobroker tinha apenas dois anos quando foram registrados os primeiros casos de Covid-19 no Brasil.

“Antes de a pandemia começar, eu já trabalhava com o chat. Crescemos muito no período de pandemia porque começamos a fazer lives e a ficar mais conhecidos porque as pessoas começaram a usar mais a internet. A forma de eu pensar atraía a cabeça do corretor”, lembra Vanessa, cuja estratégia de sucesso é trabalhar com informação, acesso digital, resposta imediata, facilitação de atendimento e profissionais especializados dedicados a oferecer atendimento diferenciado para os corretores de seguros.

“Somos a única assessoria exclusiva de Benefícios filiada à Aconseg-SP, fomos a primeira assessoria de Saúde da Omint, a primeira assessoria só de Benefícios da SulAmérica, antes de desmembrar com a Allianz, estamos entre as três ranqueadas de vendas como assessoria da Amil. Também somos exclusivos da MetLife na região do ABC e Baixada Santista”, comemora a executiva.

Metodologia S.A.B.E.R. Cobroker: tecnologia e eficiência

S | Simples na operação: corretor conectado a várias companhias, centralizado em um único atendimento;

A | Ágil no retorno: acolhimento do corretor em até 5 minutos;

B | Boutique no atendimento: experiência única no atendimento por meio de ferramentas  digitais medidas pelo NPS e com protocolo de atendimento, tornando o seguro mais seguro e ágil;

E | Especialista no segmento: idealizada para um atendimento completo;

R | Resultado na expansão: um hub de seguros completo para auxiliar o corretor na capacitação e suporte diário.

Conteúdo da edição de novembro (248) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

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