A renovação do Sincor-CE

Para Fernando Dantas, ao seguir em direção à inovação e ao desenvolvimento profissional, o futuro do setor de seguros no estado promete ser brilhante

Fernando Dantas, presidente do Sincor-CE

Fernando Dantas assumiu como presidente do Sincor-CE em agosto de 2022 com o desafio de reconstruir a credibilidade da instituição que estava esvaziada desde 2019, sem atividades e desvinculada da Fenacor e da Escola de Negócios e Seguros (ENS).

Ele também tem focado na qualificação profissional e conscientização sobre a importância da comercialização de proteção financeira, como os seguros de vida e previdência. “Essa ênfase não apenas visa à expansão e à consolidação do mercado de seguros, mas também a uma maior assertividade nas receitas correntes através do cross-selling, ou seja, busca-se não apenas vender mais, mas vender melhor, aproveitando as bases de clientes existentes para oferecer produtos complementares que atendam às suas necessidades de proteção financeira”, diz.

Portanto, a transformação que Dantas e toda a Diretoria busca promover no Sincor-CE envolve não apenas o crescimento e a diversificação dos produtos oferecidos pelo setor, mas também uma mudança cultural entre os corretores e profissionais do mercado. “Isso implica em um esforço de educação e qualificação, para que esses profissionais possam compreender melhor os produtos, suas aplicabilidades e benefícios, e, assim, possam oferecer soluções mais adequadas e personalizadas aos seus clientes, fomentando uma cultura de proteção financeira mais sólida e consciente”.

Além do Vida e da Previdência, ele aponta Riscos Cibernéticos, Responsabilidade Civil Profissional, Garantia como ramos com potenciais a serem explorados pelos corretores.

Café com seguro

Nesse contexto, nasceu o projeto “Café Seguro”, com o objetivo de criar um espaço de aprendizado contínuo e interação. Concebido como uma série de encontros mensais, ele propõe trazer profissionais renomados e empresas do setor para compartilhar suas expertises, abordando temas atuais e relevantes de maneira acessível e aplicável. “O formato informal e inclusivo destas reuniões visa fomentar o diálogo, a troca de experiências e o networking entre os profissionais, contribuindo para uma comunidade de corretores mais unida e bem-informada”, conta Dantas.

Potencial da região

No Ceará, o otimismo é reforçado pela economia estadual, que supera as expectativas nacionais. O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) prevê um crescimento do PIB cearense de 2,31% para 2024, um índice que excede a previsão nacional de 1,78%, conforme o Boletim Focus do Banco Central do Brasil.

“Esse cenário econômico favorável cria um ambiente propício para o crescimento do mercado de seguros no estado. Entretanto, a indústria não está livre de desafios. A competição acirrada e a exposição ao risco país são preocupações constantes. No setor de saúde, especificamente, os desafios são ainda mais acentuados, exigindo das seguradoras uma adaptação e inovação constantes”.

Segundo Dantas, a tecnologia surge como um fator unânime de transformação. “A digitalização, a inovação e a inteligência artificial estão redefinindo a atuação dos corretores e o funcionamento do mercado, oferecendo novas ferramentas para enfrentar os desafios do presente e abrir caminhos para o futuro”.

“Neste contexto de transformação e desafio, o mercado de seguros no Ceará se encontra em um ponto de inflexão. A capacidade de inovar e adaptar-se às novas demandas determinará os líderes de amanhã nesse mercado cada vez mais competitivo. Como o setor enfrentará esses desafios e aproveitará as oportunidades disponíveis no estado é uma história que ainda está sendo escrita, mas o caminho para o futuro parece promissor”, analisa.

Conteúdo da edição de abril (263) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas