Alba pretende dar saltos de crescimentos

Com lastro histórico da Aliança da Bahia, novo CEO tem como meta ganhar escala com corretores por meio das assessorias, posicionar a companhia entre as líderes em seus segmentos de atuação e crescer rápido
Carol Rodrigues

Conexão entre passado, presente e futuro. O histórico da Companhia Aliança da Bahia possibilita à Alba Seguradora ser uma startup de 154 anos, na visão de Carlos Alberto Trindade Filho, CEO da Alba Seguradora. “A Alba tem uma história fantástica. A primeira apólice de Itaipu quem fez foi a Aliança da Bahia. Inclusive, foi a primeira vez em que se juntou em uma única apólice o que chamamos de all risks”, comenta.

Carlos Alberto Trindade, CEO da Alba Seguradora

Em 2023, capitaneada por José Renato Tourinho, filho de Paulo Sergio Freire Tourinho, fundador do Hospital Aliança, construído com recursos da seguradora e reconhecido como o maior hospital da Bahia, a Aliança renasceu como Alba com um grande propósito: ser uma das líderes em cada um dos segmentos em que atua.

Após trâmites internos, em fevereiro deste ano, José Renato passou o cargo de presidente executivo para Carlos Alberto Trindade Filho, que é a primeira pessoa a sentar na cadeira Paulo Tourinho após 52 anos e o primeiro presidente da companhia que não estava entre os acionistas em 154 anos. “Juntamos a minha experiência com a visão estratégica dele para o grupo. Ele está presente e temos reuniões semanais”, diz o CEO sobre o herdeiro da companhia.

Trindade conheceu José Renato há alguns anos em um almoço na casa de um amigo em comum. Os executivos passaram a manter contato até que um dia surgiu o convite para Trindade auxiliar na construção da nova seguradora.

“Meu principal desafio é em pessoas, organização e cultura. É fortalecer a cultura de respeito às pessoas, ao corretor e ao cliente. A empresa tem muito projeto e estamos criando a cultura de gestão de projeto”, compartilha.

Ele também cita uma assessoria contratada para o time de tecnologia ficar mais forte na metodologia da gestão de desenvolvimento de sistemas, a revisão de pricing dos produtos e, do lado da distribuição, encontrar os caminhos certos para crescer. “A ambição é crescer rápido. Startup cresce em saltos. Garantir que consigamos dar saltos de crescimentos é um megadesafio”.

“Quero fechar o ano com o orçamento da companhia 100% batido, de preferência entregar mais do que o planejado. Isso é importante porque são vários vetores. O alvo é conseguir que todo o nosso time tenha foco, desenvolva ações e tenha o orçamento do ano como uma boa vitória porque isso dará mais força para o salto do ano que vem. Estamos com o marketing focado para o universo do seguro para termos o processo de fortalecimento da marca neste primeiro ano”.

Operação e especialização

O plano estratégico foi construído em parceria com E&Y e contemplou o rejuvenescimento da marca, a construção da identidade visual e como representa a missão, a visão e os valores da companhia. Assim teve início a operação da Alba.

O primeiro movimento foi a troca de tecnologia por meio da i4Pro. “Todo o portfólio foi transferido e iniciou-se a montagem de produtos conforme a estratégia. Todo o plano mostrou que alguns segmentos tinham potencial mais forte de crescimento e uma geração de valor e resultado para a seguradora mais elevado”.

A partir disso, ficou definida a operação na parte de seguros de vida individuais e coletivos, acidentes pessoais individuais e coletivos, seguros residencial, empresariais para pequena e média empresa, o prestamista e o garantia estendida com parcerias com lojas de departamentos e de varejo. “A companhia fez importantes conquistas em São Paulo na parte de seguros de vida e estamos avançando. Criamos um produto chamado ingresso protegido. Trouxemos um leque de assistências para os produtos por meio de uma parceria com a Europ Assistance. Estamos atuando também em processos de licitações, a maioria, públicas”, conta Trindade.

A seguradora possui sede fiscal (contábil, financeira e jurídica) em Salvador, onde também estão as áreas de marketing e experiência do cliente, e a parte comercial que atende as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A segunda sede está em São Paulo, onde fica Trindade, e estão as áreas técnica, de operações e o comercial que abrange as regiões Sudeste e Sul. “Temos as duas bases e operações em parceria com assessorias”.

O executivo lembra do reconhecimento da Aliança da Bahia pelos profissionais de alta competência técnica, sendo reconhecida como uma casa de especialistas em seguro.

O corretor e as assessorias

Segundo Trindade, a intenção é atender diretamente o corretor de médio porte e ganhar escala no universo dos corretores de seguros através das assessorias.

“O corretor é a chave para nós. Entendemos que pelo nosso reinício ainda não estamos com uma capilaridade ampla e vamos trabalhar o máximo que pudermos através das assessorias porque elas agregam uma quantidade grande de corretores. Estamos nos preparando para fazer um avanço importante junto ao universo das assessorias”, comenta Trindade.

São Paulo, Rio de Janeiro e o Nordeste são os três polos mais importantes em termos de assessorias. Vamos fazer parcerias mais cirúrgicas em outras regiões.

“As assessorias e os corretores são extremamente importante para o projeto futuro. Estamos começando e azeitando todo o processo operacional para podermos escalar com bastante segurança”, ressalta.

Segundo ele, a estratégia da companhia está voltada atualmente para a operação de varejo e médio risco.

Atualmente em um processo de avanço de planejamento estratégico, Trindade tem muitos desafios pela frente.

Inovação e tecnologia

O CEO antecipa que a companhia está em negociação com uma MGA brasileira e outra americana, que juntas trazem expertise e capacidade em determinado segmento de property em que a Alba pretender atuar.

Sobre o futuro, ele diz que a velocidade vai surpreender em termos de impacto da tecnologia no negócio seguros. “Teremos uma mudança importante de como fazer negócios e as ferramentas de inteligência – IA e generativa. Daqui a cinco anos veremos um mercado bastante diferente do de agora. Uma preocupação nossa é que a tecnologia embarcada esteja pronta para usufruir de toda essa mudança em prol dos negócios, dos produtos, da satisfação do corretor e do cliente, e de melhores preços”, analisa.

Trindade, que estava atuando em startup e em negócios de tecnologia, segmentos jovens e modernos, está entusiasmado em participar do processo de rejuvenescimento da seguradora. “Essa experiência está me trazendo uma sensação especial”, descreve.

Ramos de atuação

  • Vida individuais e coletivos
  • Acidentes Pessoais individuais e coletivos
  • Residencial
  • Empresarial para PMEs
  • Garantia estendida
  • Prestamista

Conteúdo da edição de março (262) da Revista Cobertura

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