Cada vez mais próximas

Aconseg-SP completa 20 anos com parcerias duradouras e projetos longevos, inclusive de educação continuada. Assessorias são reconhecidas como importantes no desenvolvimento do mercado de seguros

Em toda a sua trajetória, a Aconseg-SP priorizou o relacionamento com as instituições do mercado de seguros e costurou parcerias duradouras. Aliás, são parcerias que seguem fortalecidas e cada vez mais próximas. Afinal, o mercado fica mais forte quando cresce de forma coletiva.

A proximidade com o Sincor-SP, por exemplo, teve início ainda na gestão de Leoncio de Arruda e seguiu nas gestões posteriores de Mário Sérgio de Almeida Santos, Alexandre Camillo e, atualmente, de Boris Ber.

“As assessorias e a própria Aconseg-SP vieram para transformar bastante o nosso mercado, cobrir uma lacuna, que é o difícil atendimento aos pequenos corretores, principalmente.

Evidentemente que a grande maioria, eu diria até que todas as companhias, não têm uma estrutura ou mesmo uma estrutura que caiba no bolso para poder atender todos os tamanhos de corretores. E para o corretor que queira trabalhar algum nicho determinado, alguma produção determinada, a assessoria realmente é um bom caminho porque ela tem um contato muito direto com as seguradoras e destrava realmente qualquer empecilho, qualquer dúvida, qualquer conversa”, diz o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.

Segundo ele, esse trabalho reflete no crescimento das assessorias e no fortalecimento da própria Aconseg-SP, que hoje detém um volume de produção bastante responsável junto às diversas companhias que operam através de assessoria.

“É um movimento irreversível, porém acho que as assessorias devem agora olhar para toda a transformação digital, sistemas de gerenciamento de corretores e começar a oferecer vantagens para as assessorias adicionais ao que ela já faz hoje. Elas têm que facilitar a vida dos corretores no cálculo, na transmissão, nos controles e, eventualmente, nos sinistros. Acho que tem muito a crescer, mas tenho certeza que a Aconseg-SP tem gente super competente para prever e planejar este desenvolvimento”, conclui a liderança dos corretores.

Conhecimento e reconhecimento

“O modelo de negócios das assessorias está consolidado e é fundamental para tornar os corretores cada vez mais competitivos. O mercado de seguros é muito dinâmico e acirrado, por isso, a importância da Aconseg-SP é gigantesca e estratégica, a partir do momento em que ela permite que esses profissionais foquem esforços e recursos ao que efetivamente precisam se dedicar, que é a prospecção de novos clientes”, destaca Rodrigo Matos, superintendente regional São Paulo da Escola de Negócios e Seguros (ENS).

A ENS e a Aconseg-SP sempre mantiveram um relacionamento próximo, de cooperação técnica, porque comungam da preocupação de manter os corretores de seguros atualizados e qualificados, para que eles tenham uma atuação constante no estado da arte, segundo Matos.

“Acredito que o momento mais marcante desse relacionamento tenha sido a parceria firmada no início de abril deste ano, que deu origem à Universidade Corporativa Aconseg-SP. Trata-se de um projeto grandioso, que representa um salto qualitativo sem precedentes na história das duas entidades”, destaca Matos.

Juntas, elas capacitaram 165 colaboradores das assessorias em poucos meses. Em novembro foram iniciadas as aulas do último dos seis cursos programados para este ano. “A partir de 2024, os corretores de seguros vinculados às assessorias também passarão a ser contemplados pelos treinamentos”, antecipa Matos.

O superintendente da Escola ressalta que a parceria seguirá mais forte do que nunca. Para 2024, já está desenhada uma nova grade de cursos voltada a esses profissionais e, além disso, também serão construídas jornadas de conhecimento para os corretores de seguros vinculados às assessorias.

Parceiras de longa data

Uma das grandes incentivadoras do trabalho das assessorias em seguros é a Tokio Marine. Segundo Alexsandro Priuli, diretor Comercial Varejo SP da Tokio Marine, esse é um laço mantido há mais de 20 anos consecutivos. “Nunca abandonamos este canal de distribuição tão importante para nós. Tivemos altos e baixos, mas sempre nos apoiando mutuamente em todos os momentos, isso traz segurança para a operação e faz com que as assessorias continuem investindo”.

Um fato recente e bastante marcante para a Tokio Marine foi o interesse cada vez maior das assessorias e da Aconseg-SP pelo Green Vida, um movimento nacional criado pela companhia para conscientização e aculturamento dos corretores sobre a importância da venda do seguro de Vida no planejamento financeiro das famílias.

“As assessorias da Aconseg-SP aderiram a este movimento desde o início e vêm se destacando em todas as edições com um desempenho bastante relevante. Na última edição venderam 43% das quase 2 mil propostas transmitidas pela Regional SP Capital”.

Segundo Priuli, as assessorias desempenham um papel bem importante para a estratégia de negócio da Tokio Marine e para o crescimento do mercado de seguros como um todo no Brasil. “Junto da nossa área comercial, as assessorias realizam um trabalho fundamental ao garantir o elo entre a seguradora e os corretores de seguros, contribuindo para que estes se tornem consultores de proteção dos clientes da Tokio Marine.

O diretor da Tokio destaca que, durante todos esses anos, as assessorias e a Aconseg-SP têm feito um excelente trabalho em conjunto com a Tokio Marine para levar conhecimento aos corretores por meio da capacitação profissional, que inclui a realização de treinamentos próprios ou o incentivo à participação nos eventos promovidos regularmente por seguradoras como a Tokio Marine.

“Para os próximos anos vamos seguir com nossa consolidada parceria com as assessorias, esses importantes parceiros de negócios da companhia”, reforça o diretor da Tokio Marine.

Em um cenário em que os consumidores prezam por cada vez mais tecnologia presente nos produtos e processos, Priuli ressalta que as assessorias têm o desafio de digitalizar suas operações por meio da automação e otimização de processos para reduzir custos, investir em marketing digital e novos modelos de atendimento. “A tecnologia é fundamental para diversificar a comercialização da carteira de seguros e a Tokio Marine permanecerá ao lado desses parceiros oferecendo uma série de ferramentas de capacitação”.

A Amil também trabalha há muito tempo com assessorias em São Paulo. “São parceiros fundamentais para alcançarmos volume e qualidade nas vendas. Informações precisas e corretas no momento da venda são essenciais para o bom relacionamento da operadora com o beneficiário, e as assessorias entendem a importância de mostrar ao consumidor as possibilidades dos produtos da Amil”, descreve Carolina Lorenzatto, diretora Comercial da Amil.

“A parceria com a Aconseg-SP é determinante para superar os desafios de mercado, tanto no combate às fraudes do setor como na efetiva conscientização da utilização do plano de saúde pelo beneficiário. As assessorias de São Paulo têm um importante papel no segmento de saúde e a associação é fundamental no seu trabalho de reunir operadoras, assessorias e corretores, contribuindo para a capacitação destes profissionais e beneficiando todo o sistema”, descreve a diretora da Amil.

“Em 2024, esperamos seguir trabalhando de forma próxima à Aconseg-SP e nossos parceiros corretores, investindo em treinamentos, campanhas, premiações e plataformas digitais facilitadoras do processo de vendas, além da oferta de novos produtos”, comenta Carolina.

“É motivo de muito orgulho para nós, da SulAmérica, dizer que somos um dos precursores do modelo de negócio com assessorias em São Paulo, desde quando tudo começou, em 2 de maio de 1989, data de abertura da primeira Assessoria no estado, há 34 anos. Hoje, décadas depois, é especial olhar para trás e nos orgulhar de termos trilhado juntos um caminho corajoso, que apoiou e segue apoiando o desenvolvimento do mercado de seguros”, conta Heitor Augusto, diretor Comercial de Saúde e Odonto da SulAmérica.

“A Aconseg-SP é, há muitos anos, uma parceira que respeitamos e admiramos. Antes de tudo, é formada por profissionais competentes, que entregam resultados e fazem os negócios acontecerem. Além disso, tornou-se uma organização em que fizemos grandes amigos, pessoas especiais que constroem conosco o futuro do setor”, acrescenta Heitor Augusto.

Há mais de uma década, a Bradesco Seguros conta com a parceria sólida e frutífera com a Aconseg-SP. “A associação tem sido uma peça fundamental nessa trajetória de sucesso, sendo uma grande aliada na promoção de informações cruciais aos corretores e, consequentemente, aos segurados”, destaca Leonardo Freitas, diretor comercial da Bradesco Seguros.

Segundo ele, celebrar os 20 anos da Aconseg-SP simboliza reconhecer o papel crucial que a associação desempenhou ao longo de sua jornada. “Sua importância vai além de uma parceria comercial; é uma colaboração estratégica que enriqueceu nosso compromisso com a transparência, ética e excelência no atendimento ao cliente”, acrescenta Freitas.

“Celebramos essas duas décadas de atividades da Aconseg-SP destacando, em especial, seu papel insubstituível na capacitação dos corretores, contribuindo, de maneira decisiva, para a geração de novos negócios e o compartilhamento de informações relevantes sobre o mercado de seguros. Ao felicitarmos a Aconseg-SP por sua trajetória de sucesso, reforçamos nosso desejo de continuar a tê-la como aliada estratégica para fortalecermos, cada vez mais, a relação entre corretores e seguradoras, amplificando a comunicação sobre o seguro e levando proteção a um número cada vez maior de brasileiros”, acrescenta Marcelo Rosseti, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência.

Flavio Bitter, diretor gerente da Bradesco Saúde, destaca que o Grupo Bradesco Seguros e a Aconseg-SP possuem sólida e histórica parceria, com relevantes entregas para a sociedade, apoiando o corretor na missão de levar a proteção do seguro à população paulista.

“Os corretores e as assessorias são essenciais para que essa conexão entre seguradora e segurado aconteça. As nossas perspectivas são extremamente positivas sobre o quanto podemos avançar no mercado de São Paulo, por meio da parceria com a Aconseg-SP e com os corretores. Contem com as equipes comerciais da Bradesco Saúde para seguirmos nessa missão e aproveitarmos todas as oportunidades que o mercado paulista oferece!”, reforça Bitter.

Desde 2018, a Ituran é parceira das assessorias da Aconseg-SP. “Temos uma parceria de cinco anos em bom ritmo de crescimento. A Aconseg-SP tem o papel de aproximar as assessorias das seguradoras com objetivos de levar mais opções de produtos e serviços aos seus corretores parceiros”, destaca Euclides Naliato, diretor Comercial da Ituran Brasil.

“A nossa proposta com as assessorias da Aconseg-SP é continuar disponibilizando todas as vantagens e diferenciais do Ituran com Seguro para toda a base de corretores ativos nas assessorias”, reforça Naliato.

Fortalecendo laços

A Allianz trabalha com as assessorias desde a compra da operação de Automóvel e Ramos Elementares da SulAmérica, em 2020. “Desde então, essa parceria tem acrescentado muito ao nosso negócio, tendo grande relevância na garantia da capilaridade do atendimento comercial a milhares de corretores. Trabalhamos com 17 assessorias em São Paulo. Com certeza, são parceiras estratégicas que incentivam e impulsionam a comercialização de apólices, dando suporte aos corretores e demostrando para eles como o produto da Allianz Seguros pode melhorar seus negócios”, diz Flávio Rewa, diretor Comercial Regional São Paulo-Capital da Allianz Seguros.

Rewa define a Aconseg-SP como uma instituição muito importante para o setor de seguros à medida que atua em favor do corretor de seguros, buscando qualificação, ética e respeito em São Paulo. “Poder proporcionar apoio a todas elas, tanto aos corretores quanto, indiretamente, aos consumidores de seguros, não é um trabalho fácil, mas que a associação cumpre com muita eficiência. Todo esse esforço fortalece o profissional e, dessa forma, o nosso mercado, já que o corretor é um elo essencial na ponte entre as seguradoras e a sociedade”.

“A Aconseg-SP está completando 20 anos de uma trajetória de sucesso, sempre ajudando a fortalecer os laços, promover conhecimento e impulsionar as assessorias de seguros que são estratégicas na distribuição da Zurich”, comenta Alexandre Oliveira, diretor Comercial Regional São Paulo Capital da Seguradora Zurich.

Segundo ele, atualmente a companhia atua com mais de 80 assessorias parceiras, 18 delas estão no estado de São Paulo. “As assessorias funcionam como uma extensão das nossas filiais físicas, proporcionando aos corretores maior eficiência na atividade comercial e fazendo com que nossas soluções em proteção cheguem às mais diferentes regiões do estado, com um atendimento qualificado e próximo ao cliente. O trabalho feito pela Aconseg-SP é parte fundamental dessa engrenagem, favorecendo corretores e seguradoras a identificarem novas oportunidades, enfrentarem desafios, compartilharem insights e contribuírem para a excelência no mercado de seguros”, define Oliveira.

“Ao longo desses 20 anos acompanhamos a evolução e o profissionalismo que consolidou a Aconseg-SP como uma referência. Estivemos sempre por perto e aos poucos fomos construindo laços comerciais e de amizade que culminaram em um importante movimento em nossa companhia, trazendo as assessorias para nosso pilar estratégico de expansão de corretores”, comenta Jonson Souza, diretor comercial do Canal Corretor da MAPFRE.
Souza acrescenta que a Aconseg-SP desempenha um papel fundamental no fortalecimento das relações entre as seguradoras e os corretores. Essa parceria tem sido um catalisador para a expansão da MAPFRE e tem permitido alcançar cada vez mais corretores em sua área de atuação. “Considero que a Aconseg-SP assume um papel fundamental no desenvolvimento e atendimento aos corretores de seguros, com profissionalismo, investimento e relação estruturada com as seguradoras, oferece aos corretores proximidade, segurança e acesso”, comenta Jonson Souza.

Eduardo Grillo, diretor-Executivo Comercial da Suhai, lembra que a seguradora nasceu dentro das assessorias. “Há dez anos trabalhamos focados no crescimento sustentável, como um canal de distribuição forte e estratégico. A Aconseg-SP construiu desde seu início uma parceria estruturada, conseguiu revisitar a imagem das plataformas daquela época, criou um ambiente de concorrência saudável, estabeleceu parcerias e fortaleceu a relação com os seguradores. Tornou-se uma referência nas decisões deste ambiente, fortalecendo o crescimento sustentável do mercado segurador”.

Importância crescente

“A HDI iniciou sua parceria com a Aconseg-SP em 2019 e já somos a seguradora com o maior número de assessorias cadastradas. Para a HDI Seguros, as assessorias são um importante canal de vendas e parceiras essenciais para ampliarmos nosso alcance, atingindo o maior número de clientes.”, justifica Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros.

Para Dal Ri, a Aconseg-SP desempenha um papel essencial ao unir assessorias, corretores e seguradoras em torno de um objetivo comum, que é desenvolver o mercado. “Temos investido muito para reforçar o relacionamento com nossos parceiros, assessorias e corretores, inclusive promovendo encontros sazonais, pois precisamos estar cada vez mais próximos, subsidiando a todos com informações sobre os nossos produtos, coberturas e assistências. Afinal, vendemos muito mais do que uma apólice de seguros, entregamos toda uma experiência ao cliente, o que fideliza e gera retorno aos nossos parceiros”.

O Grupo Omint ingressou no rol de parceiras da Aconseg-SP em maio de 2023 e, desde então, tem realizado trocas relevantes junto às assessorias e corretores. “Nosso desejo é que essa parceria seja perene e frutífera para todas as partes. Além disso, a Omint possui um portfólio de produtos completos em saúde e seguros, que estão totalmente alinhados às necessidades e demandas do mercado”, comenta Cicero Barreto, diretor Comercial e de Marketing do Grupo Omint.

De acordo com ele, a Omint acompanha o trabalho da Aconseg-SP há muito tempo, e concretizar a parceria com a instituição certamente foi uma experiência marcante. “Além disso, todos os dias somos bem recebidos pelas assessorias membros da Aconseg-SP e isso para nós é de extrema relevância. A Aconseg-SP é parte estratégica da nossa cadeia de valor e tem uma grande importância para o setor. Além de atuarem em três vertentes que são essenciais para a manutenção do ecossistema segurador no Brasil, que contempla as seguradoras, as assessorias e os corretores, ela atua, também, como meio da divulgação de informações sobre seguros, o que é fundamental para a conscientização sobre esses produtos no País. Um trabalho brilhante ao longo desses 20 anos”, destaca Barreto.

“Nas últimas duas décadas, a Aconseg-SP tem feito um trabalho brilhante com o objetivo de representar as assessorias em seguros no estado de São Paulo. Essa atividade é essencial para a evolução do mercado, principalmente, para a corretagem em seguros. São anos de geração de dados, estudos e orientação que levam conhecimento e expertise aos corretores, contribuindo para o crescimento profissional destes e, consequentemente, para o desenvolvimento do setor segurador como um todo”, depõe  Helder Molina, CEO da MAG Seguros.

“É indiscutível a importância da Aconseg-SP para o progresso e crescimento do setor segurador paulista, dando suporte para operações descentralizadas de prestação de serviços e para a comercialização de seguros. Ela é o elo entre corretores e seguradoras e também um canal de distribuição fundamental para os produtos e serviços criados pelas companhias. Nós, da Seguro SURA, gostaríamos de parabenizar e agradecer à Aconseg-SP por essa parceria tão produtiva para todos”, responde Daniel Betancur, vice-presidente de Negócios e Operações da SURA.

“Vinte anos de realizações! Quanto desenvolvimento, crescimento, conquistas e serviços prestados à indústria de seguros! Nós, da American Life, reconhecemos todas as lutas nessa longa trajetória da instituição. Parabenizamos todos os presidentes e associados que contribuíram para atingir essa marca, expressão, respeito e representatividade no mercado”, comenta Valmir Rodrigues, diretor comercial da American Life, que destaca a intenção de intensificar cada vez mais a aproximação com a Aconseg-SP para, por meio das suas associadas, distribuir produtos e soluções.

Conteúdo da edição de outubro/novembro/dezembro da Revista Aconseg-SP

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