Contratação mais democrática no seguro Auto

Seguro mensal sem análise de perfil é a proposta da Oceânica Seguros para atuar no seguro de Automóvel e atrair público das classes C e D
Carol Rodrigues

A MGA Oceânica Seguros chegou ao mercado segurador com um apetite de negócios bem claro: oferecer a proteção securitária às classes C e D. O produto de entrada escolhido foi o Automóvel. “Até então, no Brasil, não havia uma MGA que atuasse em Auto, mas sim em alguns riscos específicos”, comenta Charles Alves da Costa Jr., que está à frente como diretor-executivo da Oceânica, posição equivalente à de CEO.

Em abril de 2023, a Oceânica iniciou as suas operações e se tornou a primeira MGA atuante com o produto Auto a distribuir com os corretores de seguros no Brasil.

“O produto da Oceânica é completamente diferente do que se tem no mercado. Quando começamos, só existia a Oceânica com a modalidade mês a mês vendendo com o corretor de seguros”, pontua o diretor.

A solução oferecida pela Oceânica não requer análise de perfil e a cobrança é realizada mês a mês. “A nossa precificação visa atender à necessidade do cliente. A renovação é automática. Se ele paga no dia 1 do mês corrente, no dia 1 do mês seguinte, se ele não pagar, encerra-se a sua cobertura. Mas ele pode voltar dali a alguns meses e pagará a tarifa vigente do mês que entrou. Caso o cliente continue pagando, a tarifa é mantida”, explica o executivo sobre o pagamento que pode ser feito via PIX, boleto e cartão de crédito.

Charles Alves da Costa Jr., diretor-executivo da Oceânica Seguros

Segundo ele, todo o processo de subscrição é realizado durante a vistoria. “Analisamos o estado do carro, a quilometragem, onde ele circula, qual é a marca, o modelo e a incidência de sinistralidade do modelo, ou seja, avaliamos o bem e onde ele está sendo segurado”, explica.

A Oceânica aceita veículos com até 30 anos com tarifa diferenciada dos veículos mais novos. “Quando uma companhia tradicional analisa o risco, ela vê o perfil do condutor, o modelo do carro, a região e alguns outros fatores. A Oceânica marca o modelo e o CEP. Isso torna a contratação mais democrática porque conseguimos atingir as classes C e D”, acrescenta.

Inclusão de clientes

O seguro ofertado pela Oceânica tem como público-alvo as classes C e D. “Nosso objetivo é a inclusão dos clientes que não tinham acesso fácil ao mercado de seguros. Eles queriam ter o carro protegido e acabavam indo para o mercado à margem da regulação. Nosso objetivo é incluir essas pessoas no mercado regulado, ou seja, dar a elas a oportunidade de ter um produto confiável”.

Nesse contexto, Charles Jr. define a receptividade dos corretores como muito boa, sobretudo porque cobre uma lacuna, que até então vinha sendo preenchida pelas empresas de proteção veicular, que não atuam de forma regulamentada. “É uma opção para o Uber e o condutor mais jovem, como aquele que faz faculdade. O corretor enxerga a nossa opção com bons olhos porque ele pensa: ‘nos casos em que vinha perdendo para a proteção veicular, posso aumentar a penetração da minha carteira e consigo manter o segurado em uma MGA com uma seguradora regulamentada pela Susep’”, observa.

Vale destacar que uma MGA é um braço que comercializa, subscreve e operacionaliza os produtos das seguradoras. No caso da operação da Oceânica, os riscos são garantidos pela SplitRisk, seguradora aprovada no sandbox.

“Estamos prestes a fazer um ano de operação e, nesse período, todo crescimento é exponencial. Mês a mês temos sido surpreendidos pela adesão e contratação”, completa.

Atendimento

Os corretores interessados em oferecer os produtos da Oceânica podem preencher o formulário de cadastro no site. “No prazo máximo de até 48 horas nós liberamos o cadastro”.

Hoje a Oceânica tem estrutura física em São Paulo, João Pessoa, Brasília, Paraná e já iniciou a implantação em Minas Gerais. “Através da regionalização, os profissionais de cada unidade física da Oceânica vão atender segmentados por faixa de território do Brasil. João Pessoa atende Norte e Nordeste e Brasília todo o Centro-Oeste”, exemplifica.

A empresa já atua em parceria com 51 assessorias em seguros em todo o Brasil. “Temos grandes assessorias parceiras, que estão extremamente capacitadas para dar atendimento igual ao da Oceânica. Inclusive, hoje o maior volume de distribuição é realizado por meio das assessorias”.

Segundo o diretor, a empresa conta atualmente com mais de 11 corretores de seguros em sua base, cerca de 40% com produção ativa. “A ideia é crescer baseado na regionalização do atendimento”.

A MGA encerrou 2023 com mais de 11 mil apólices emitidas, com uma média de 7,6 mil apólices ativas. “Temos um índice de cancelamento pequeno, se fomos analisar o intuito do seguro, que é mês a mês. Observamos que 70% mantiveram a cobertura. Para nós, esses são números muito acima da expectativa. Em agosto já tínhamos atingido todo o planejamento feito para o ano inteiro. Por isso, precisamos nos reorganizar, fazer novos planejamentos e antecipar algumas coisas que estavam no roadmap para poder atender esse crescimento”.

Grande desempenho

O diretor define o ano de 2023 como positivo, tanto em crescimento como em compreensão do mercado. Agora, em 2024, mudanças serão implementadas. “A expectativa é fecharmos com o dobro do que fizemos em 2023. O nosso planejamento é de três anos e vai até abril de 2026. Queremos nos posicionar no mercado como uma marca de referência em inclusão de clientes no seguro Auto. Queremos ser reconhecidos como a operadora que dá a condição de o corretor ampliar a sua carteira e evitar que ele tenha perdas dentro do seu processo de renovação por algum momento financeiro que o cliente passa”, conta.

Dentro desses três anos em que serão trabalhados a consolidação da marca, novos produtos serão lançados. Ele antecipa que Vida e Residencial estão na esteira e podem ser apresentados no segundo semestre.

“O mercado de seguros em 2024 será desafiador. O seguro Auto vai crescer. Tem uma PL (3139/2015) em tramitação no congresso de regulamentação de proteção veicular. Caso isso avance, ditará um pouco os rumos do mercado. Também haverá a inclusão da inteligência artificial principalmente para mitigar riscos. Também será um ano desafiador para nós. Buscaremos inovar e colocar a Inteligência artificial para atuar na mitigação, sem perder a essência da Oceânica, que é facilitar a entrada do cliente ao mercado de seguros”, antecipa.

Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro (261) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas