Em busca de oferecer soluções completas aos clientes

Corretora criada para atender as necessidades dos clientes do Banco ABC aposta em seguros de Ramos Elementares, Agro e Patrimoniais em 2023

Carol Rodrigues

Luiz Antonio de Assumpção Neto, ABC Brasil Corretora

O Banco ABC Brasil tem como estratégia vender seus produtos através de terceiros e comercializar produtos de terceiros através do seu canal. “O seguro é um produto que sempre tivemos vontade de fazer. Começamos a ver as demandas dos nossos clientes e decidimos que a melhor forma de entrarmos nesse mercado seria através de uma corretora. Ela permite irmos ao mercado buscar os melhores produtos para os clientes, em vez de ter uma seguradora própria”, comenta Luiz Antonio de Assumpção Neto, CEO da ABC Brasil Corretora.

A criação da corretora foi apoiada pelas áreas do banco que entenderam que o produto era aderente e demandado pelos clientes. Vale ressaltar que para ser cliente da corretora é necessário ser cliente do banco.

A corretora iniciou a operação em 2021 com produtos alinhados ao que o banco já fazia, ou seja, os seguros Garantia e de Vida em Grupo. O CEO destaca que o banco tem um conhecimento profundo dos clientes, o que permite oferecer produtos sob medida.
“Somos um banco tradicional na emissão de garantias bancárias, que pode ser concorrente do seguro Garantia. Mas, na prática, percebemos que aquilo que o seguro Garantia faz, a fiança bancária poderia fazer, mas custa mais caro”.

A expansão para outros ramos tem se dado de forma rápida. No começo de 2022, eles começaram a ter demandas de seguro Patrimonial, Ramos Elementares e, recentemente, passaram a oferecer o Agro. “Daremos um passo à frente passando para as operações de Grandes Riscos, que é o que falta para completarmos nosso portfólio”.

Segundo ele, o Banco ABC trabalha com grandes operações e as vendas são muito consultivas. No entanto, há demandas de clientes de pequeno porte em que o processo digital auxilia. “Somos um banco phygital porque a consultoria tem muito valor, mas no dia a dia o transacional tem de ser digital. Já conseguimos colocar os portais das seguradoras de Garantia à disposição dos clientes para que eles possam fazer as emissões na ponta. Mas, ainda assim, tem que trazer uma negociação para a mesa, assinar os contratos de contraprestação de garantia e só depois liberamos o portal para eles e facilitamos muito o fluxo”, comenta o CEO, que ainda lembra que o Open Insurance vai facilitar muito as subscrições de riscos para as seguradoras.

Resultados

“Fechamos 2022 com a geração de receita prevista para o terceiro ano do nosso business plain”, comemora o CEO.

Para 2023, Neto diz ter perspectivas ambiciosas com um crescimento forte. “Pretendemos continuar crescendo os produtos em que estamos mais consolidados, principalmente o Vida e o Garantia. Ainda que esses produtos cresçam aceleradamente, faremos com que eles percam representatividade no faturamento da corretora porque vamos crescer mais os outros segmentos – Ramos Elementares, Agro e Patrimoniais”.

Atualmente, cerca de 700 grupos empresariais são clientes da corretora. “Queremos ser uma corretora de referência para os clientes do banco. Para isso, temos que utilizar o profundo conhecimento que o banco tem dos clientes e trazer o conhecimento que o time tem do mercado de seguros. Isso é o que tentamos juntar. Precisamos prestar um serviço completo para os clientes”, acrescenta.

Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro (250) da Revista Cobertura

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