Interior de São Paulo anseia por mais protagonismo

Com mais de 25 mil corretores de seguros, região ainda tem potencial inexplorado e carece de atendimento

Durante sete anos consecutivos, os dados do Relatório da Aconseg-SP, realizado pela Rating de Seguros, mostram o potencial de negócios a ser desenvolvido no interior de São Paulo.

Para Maria Guadalupe Sanz Gomez, diretora para o Interior da Aconseg-SP, a região não só tem um potencial enorme como está em expansão. “O interior tem crescido consideravelmente, acredito que na mesma proporção da capital”.

Maria Guadalupe Sanz, diretora para o interior da Aconseg-SP e CEO da Sanz Assessoria

No entanto, ela destaca que as assessorias da região precisam ficar mais atentas às oportunidades e têm um trabalho maior que as assessorias de São Paulo. “As seguradoras iniciam as oportunidades na capital e nós, do interior, temos que, de certa forma, buscar essas oportunidades, pois na capital tudo acontece primeiro. As oportunidades chegam com muito mais facilidade às assessorias ali estabelecidas”, indica Guadalupe.

Em termos de acessibilidade às novidades, a diretora da Aconseg-SP compara que era muito mais difícil. “Nós, do interior, tínhamos que nos mover muito mais para agregar mais seguradoras em nossas assessorias. Hoje melhorou bastante. Algumas seguradoras já chegam a nos procurar”.

Se de um lado temos o trabalho das assessorias, de outro temos as seguradoras procurando parceiros com características agregadoras às suas operações, no centro disso tudo temos o corretor de seguros.

Segundo levantamento do Sincor-SP, datado do início de março, em todo o interior de São Paulo atuam 25.993 corretores de seguros, entre sócios e não sócios do sindicato.

Atendimento das seguradoras e das assessorias

Fernando Alvarez, diretor 2º secretário do Sincor-SP

“Hoje a distribuição está praticamente com o corretor. Nós vendemos para nossas seguradoras parceiras, porém todo o trabalho está conosco. Todo o serviço de backoffice está com o corretor, tanto que hoje as seguradoras diminuem a contratação de funcionários e os corretores aumentam a contratação de funcionários, porque nós temos que fazer toda a parte administrativa e burocrática, incluindo a proposta, a cotação, a transmissão da apólice, além de toda a assessoria ao cliente. Principalmente no interior, onde existe o atendimento mais personalizado, o cara a cara. Muitas vezes vamos até o local do cliente, sua casa, sua empresa, para atender, diferente do que acontece em São Paulo e nos grandes centros geralmente corretor não consegue chegar até o segurado”, relata Fernando Alvarez, diretor 2º secretário do Sincor-SP, para quem o atendimento das seguradoras na região pode ser melhorado.

Nesse ponto, entra o importante trabalho feito pelas assessorias. “Vejo as assessorias com bons olhos, eu mesmo trabalho com algumas, pois elas atendem o corretor que não possui muito relacionamento com determinada companhia. No meu caso, existem algumas seguradoras em que não tenho uma produção significativa, devido a acordos comerciais já formados anteriormente, então a assessoria é uma alternativa para direcionar o risco a que ela tem apetite para aceitação”.

Investimentos e oportunidades

Julio Sato, diretor Comercial Varejo SP Interior da Tokio Marine

Conforme Julio Sato, diretor Comercial Varejo SP Interior, no interior de São Paulo cada localidade possui características próprias que possibilitam a oferta de diferentes tipos de produtos e serviços. “Em Ribeirão Preto, a carteira agro é muito forte, enquanto que em São José do Rio Preto, as soluções para atender o setor de joias predominam, portanto são inúmeras as possibilidades para atuarmos com seguros. Porém, o interior paulista como um todo tem muita oportunidade para as soluções voltadas às pequenas e médias empresas”, exemplifica.

Para atender de forma personalizada as necessidades de clientes empresariais e pessoas físicas das diversas regiões do interior de São Paulo, a Tokio Marine possui 10 sucursais situadas nas principais cidades e as assessorias.

No interior do estado de São Paulo, a Tokio Marine conta com 13 assessorias cadastradas, que respondem por 17% da produção da diretoria.

Leonardo Marins, diretor Comercial Regional São Paulo-Interior da Allianz Seguros

“Acreditamos que o interior de São Paulo é uma região com muitas oportunidades de fazer negócios, principalmente se o corretor estiver preparado e souber oferecer novos produtos que atendam as demandas de seus clientes. A diversificação é uma estratégia crucial nesse processo”, diz Leonardo Marins, diretor Comercial Regional São Paulo-Interior da Allianz Seguros.

Na visão dele, todas as regiões são importantes, desde o Vale do Paraíba até Presidente Prudente. “Temos, no entanto, ramos que são nosso foco para o ano de 2024 e que acreditamos que irão se dar muito bem no interior paulista como Vida, Residência, Empresarial, Transporte e Automóvel”.

Leonardo Freitas, diretor Comercial da Bradesco Seguros

“A tendência da Bradesco Seguros é, cada vez mais, penetrar em cidades menores, do interior. Nestas regiões, implementamos uma estratégia diferente daquela que é feita nos grandes centros. A parte cultural é de suma importância, assim como a comunicação massificada para a maior parte da população”, destaca Leonardo Freitas, diretor Comercial da Bradesco Seguros.

Por isso, a companhia foca na aproximação com corretores e assessorias de cada região, especialmente para ouvir suas opiniões e percepções relacionadas à Bradesco Seguros e aos produtos oferecidos.

“O interior de São Paulo é um mercado extremamente estratégico e relevante para a Bradesco Saúde. Afinal, estamos falando de uma região conhecida por sua força econômica, baseada na indústria, e também por ser um polo tecnológico e universitário, o que se traduz em excelente potencial de negócios para os planos de saúde”, acrescenta Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde.

Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde

Bitter destaca as estratégias específicas para o interior paulista, com equipes comerciais dedicadas às suas principais cidades. “Atuamos em parceria com assessorias em todo o interior de São Paulo, com volume de produção bastante significativo”, informa o diretor da Bradesco Saúde.

José Pires, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência

“Nos encontros presenciais que realizamos fora dos grandes centros, identificamos uma forte demanda pelo seguro, o que nos traz o desafio de buscarmos, juntos, soluções que facilitem o acesso ao produto onde ele é ainda mais necessário e desejado”, diz José Pires, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência.

Segundo ele, para a Bradesco Vida e Previdência, o grande diferencial das assessorias, especialmente as do interior, é o entendimento das demandas locais. “Isso nos ajuda a avaliar onde podemos avançar e o que pode ser melhorado na jornada de clientes e corretores”.

Tadeu Fernando, superintende Comercial da Oceânica Seguros

A Oceânica Seguros pretende avançar em todas as cidades do interior de São Paulo. Para isso, possui parceria com as maiores assessorias do Interior de São Paulo filiadas à Aconseg-SP. “As assessorias do interior possuem uma proximidade com os corretores, com isso ganhamos agilidade na relação comercial e técnica, facilitando o dia a dia dos corretores”, comenta Tadeu Fernando, superintendente Comercial da Oceânica Seguros.

“O nosso foco são os clientes da classe C e D. Podemos ajudar os corretores oferecerem um produto que atende as principais necessidades destes clientes, e agregar na carteira dos corretores, ajudando a expansão do mercado de seguros no interior de São Paulo”, acrescenta o superintendente.

Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro/março da Revista Aconseg-SP

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