Mercado de seguros deu um salto em 2023

2023 foi um ano bom e de crescimento e a perspectiva é a de que 2024 seja ainda melhor
Carol Rodrigues

“O mercado de seguros vive um momento especial”, destacou Rivaldo Leite, presidente do Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo (SindsegSP), durante o almoço de final de ano que reuniu players do mercado de seguros.

“2023 é um ano para comemorarmos muito, pois foi muito marcante. O resultado está no mercado inteiro. O lucro do mercado este ano está em R$ 22 bilhões até o terceiro trimestre, e até o final do ano pode chegar a R$ 30 bilhões. Isso está representado por 50 companhias, sendo que, destas, 22 estavam no vermelho no ano passado”.

O crescimento não vem só do Automóvel, ele ocorre em todos os ramos. “Temos o desafio importante da saúde suplementar”.

Outro ponto destacado por Leite foram os eventos climáticos que no carnaval deste ano atingiram o litoral de São Paulo, além da situação na região Sul do País. “Precisamos estar atentos a isso e precificar corretamente”.

Segundo Leite, a expectativa para 2024 é muito boa. “Já começamos vendo a economia dar sinais de melhorias. 2024 vem como um ano muito bom. O grande desafio de 2024 é mantermos a pegada e fazermos um ano superior a 2023”.

Jornadas simples e ágeis

Segundo o CEO da Porto, Roberto Santos, o último balanço trimestral apresentou saldos positivos. Entre julho e setembro de 2023, a companhia registrou lucro líquido recorrente de R$ 621,1 milhões, um crescimento de 127,7% comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos primeiros nove meses, o lucro líquido recorrente foi de R$ 1,62 bilhão, aumento de 180,3% frente ao mesmo intervalo de 2022.

“A Porto vem apresentando uma sequência de excelentes conquistas. Em 2023 todas as verticais de negócios da Porto apresentaram evoluções muito significativas. Estamos muito orgulhosos dos resultados e das relações que temos com nossos corretores, colaboradores, clientes, investidores e prestadores. Esperamos encerrar o ano de forma positiva e otimistas para 2024. Temos muita oportunidade nos mercados de atuação da Porto e suas verticais”.

Para 2024, Santos diz que a perspectiva é seguir a estratégia de crescimento, construindo jornadas simples e ágeis, fortalecendo o ecossistema de soluções para estar presente em todas as fases da vida dos clientes.

“Pretendemos seguir adiante também com o posicionamento da marca, incentivando a promoção de eventos esportivos e culturais, que proporcionam lazer, entretenimento e experiências marcantes às pessoas. Desde o ano passado, por exemplo, estamos presentes com um espaço exclusivo no Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Concretizamos também nossa mais nova parceria com o jovem piloto brasileiro Gabriel Bortoleto que, a partir do próximo ano, disputará a Fórmula 2 e é uma grande promessa da modalidade”, pontua.

Outro ponto, segundo ele, é seguir investindo em tecnologias e soluções, colocando o cliente no centro das decisões, sempre pautados na essência de ser um porto seguro para as pessoas e seus sonhos. “O movimento de reestruturação da companhia em verticais de negócios tem contribuído para posicionar a Porto como um ecossistema de produtos e serviços e nossa aposta é continuar dando autonomia, reforçando o potencial de crescimento de cada segmento de negócios”.

Automóvel

A projeção da Tokio Marine Seguradora é sustentar o ritmo de crescimento em dois dígitos, seguindo o plano estratégico traçado no início do ano. “Em 2023, a carteira de Automóvel continua sendo um dos carros-chefes dos resultados da companhia, inclusive mantendo o segundo lugar no ranking. No primeiro semestre de 2023, a Tokio Marine registrou um crescimento em prêmios de 29,4% (sem DPVAT e sem Garantia Estendida Auto), o que representa R$ 3,61 bilhões em Prêmios Emitidos”, comenta José Aldalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine.

Outro grande destaque do desempenho da carteira de Massificados da companhia tem sido o nosso produto de fiança locatícia, o Tokio Marine Aluguel.

“A projeção da CNseg de um crescimento do mercado da ordem de 9,4%%, em 2024, mostra que o setor de seguros continua sendo um dos eixos propulsores da economia brasileira. Diversos fatores têm contribuído e devem continuar a impulsionar a indústria securitária, como a maior conscientização sobre a importância da proteção, conforme citado acima; a retomada de grandes obras de infraestrutura e a própria estabilização da economia”, destaca Ferrara.

Segundo ele, a companhia continuará firme com a estratégia de negócios baseada na valorização do capital humano; na oferta dos melhores produtos e serviços para atender às demandas dos corretores, assessorias e clientes e na ampliação da cultura da proteção no Brasil.

“Estamos trabalhando fortemente em cima dos desdobramentos da Resolução CNSP 407/2021. Em nossa avaliação, o documento proporciona uma série de oportunidades para o segmento de grandes riscos, dando maior autonomia e flexibilidade para as seguradoras no que se refere à criação de novos produtos sem necessidade de aprovação prévia pela Susep; apólice única cobrindo todas as necessidades de seguro do cliente; contratos com condições livremente pactuadas conforme acordo entre as partes e consolidação de condições ‘all risks’ para todos os ramos”.

Desempenho na assessoria

Em 2023, a Continental deve registrar um crescimento de 31%. “Entre prêmios e faturas de saúde, devemos chegar a R$ 240 milhões no final do ano”, comenta Liza Maria F. Miranda de Sousa, sócia-diretora da Continental Assessoria.

Na Continental, as operações estão separadas por ramos: Saúde, RE e Automóvel. “Este ano, o Auto se destacou muito”.

Para 2024, a Continental pretende desenvolver ainda mais os ramos de Ramos Elementares, assim como desenvolveu o Saúde. “Vamos fortalecer nossa presença nas regiões de atuação: capital, interior e litoral de São Paulo”, diz Liza, para quem o Saúde irá se destacar. “Teremos novidades em 2024 para os corretores”, antecipa. “Estamos investindo fortemente no Interior com as nossas parceiras e também focando nos ramos de Saúde e RE”, acrescenta.

Destaque para os subcanais

“A Seguradora Zurich encerra 2023 com seu plano de aumentar a capilaridade já com resultados muito positivos dessa estratégia. Investimos na expansão geográfica, no lançamento de novos subcanais de vendas e no relacionamento próximo com os corretores”, comenta Marcio Benevides, vice-presidente Comercial da Zurich.

Segundo ele, a companhia fez uma expansão estratégica, visando a entrada em novas regiões de interesse, bem como o fortalecimento nas regiões em que já estão presentes. “Queremos apoiar os corretores em seus negócios, permitindo que eles se desenvolvam e possam levar proteção a um número cada vez maior de pessoas”.

“Também vale um olhar especial para as assessorias. Atingimos esse ano mais de 80 assessorias parceiras em todo o território nacional – considerando esse subcanal, a companhia cresceu cerca de 53,2% em prêmio emitido em 2023.  Isso também foi fundamental para o desempenho positivo da seguradora”, acrescenta Benevides.

Segundo ele, a Seguradora Zurich tem conseguido um desempenho significativo em diversas linhas de negócio. O seguro Auto e outros produtos para pessoas físicas que são distribuídos via corretor de seguros, como o seguro residencial e os seguros de vida individual e PME foram destaques na companhia.

“Na Zurich, seguiremos investindo para oferecer aos nossos parceiros corretores, canal estratégico e imprescindível na nossa distribuição de produtos, e seus clientes a melhor jornada, de ponta a ponta. Ampliaremos nossa presença geográfica em todo o país para atender o corretor da maneira como ele preferir, inclusive, por meio da filial digital e das assessorias de seguros”.

Para ele, o mercado de seguros deve ter mais um ano com novidades e desafios. “O seguro para automóveis ainda é a principal carteira para o corretor de seguros que é focado no varejo. Mas outras proteções ganham relevância para a diversificação do portfólio do corretor, como o seguro de vida individual e o seguro residencial”.

Melhor ano da história

Farias Sousa, presidente da Allcare, define o ano de 2023 como o melhor ano da história da Allcare, tanto em termos de expansão de atuação, como também na consolidação da sua posição como empresa gestora de saúde.

“Do ponto de vista de crescimento, já no início do ano, começamos a administrar a carteira de beneficiários da ADM Administradora de Benefícios, a partir da parceria firmada com o grupo Aon. Além disso adquirimos a carteira de beneficiários da Servix, estipulada junto à Unimed Norte de Minas, com 30 mil vidas e a carteira da operadora Gestão Saúde, sediada em Natal, com sete mil vidas. Com isso, estamos encerrando o ano de 2023 com 347 mil beneficiários em carteira. Além desses importantes negócios, fechamos também 17 novas parcerias com operadoras de saúde”.

Em 2023, a Allcare também consolidou o posicionamento como Gestora de Saúde, com a oferta de soluções de BPO para o mercado de saúde. “Sob a marca Solutions, estamos operando em quatro frentes: gestão de saúde, gestão operacional, gestão financeira e gestão de negócios, atendendo tanto operadoras de saúde como empresas contratantes.

Nosso objetivo é atender as empresas com soluções tecnológicas que as auxiliem em suas tomadas de decisões e que possam ajudá-las a alavancar os seus resultados”.

Ele comenta que, com a criação da área de Inovação e Transformação do Negócio, a empresa modernizou sistemas e proporcionou aos nossos colaboradores ferramentas de alta performance, para auxiliá-los em suas tarefas diárias, ampliando a produtividade da empresa como um todo. “Nosso mais recente investimento foi feito na área de CX (Customer Experience) com a implantação de uma solução omnichannel. Com o crescimento de nossa carteira de clientes nos últimos anos, sentimos a necessidade de aperfeiçoar nossa gestão de clientes, a partir de uma orientação para dados, que permitisse conhecer melhor os clientes e suas necessidades e, com visões mais estruturadas, ter a possibilidade de tomar as melhores decisões”.

“2024 será o ano em que vamos poder alavancar o nosso crescimento apoiados em todas as nossas ações e investimentos feitos nos últimos três anos. Me refiro às parcerias com importantes operadoras do mercado, que hoje veem na Allcare um parceiro à altura de suas demandas e capaz de ajudá-las a alavancar os seus negócios. Também me refiro à ampliação de nossa carteira de clientes corporativos, empresas contratantes dos setores público e privados, com grande potencial de ampliação de negócios conjuntos”, destaca Farias de Sousa.

Decisões de negócios

“No ano de 2023 tivemos grandes entregas. Concluímos uma revisão do nosso modelo de negócio, reestruturamos a operação, apostamos em melhorias nos processos e ampliamos a nossa atuação. Para se ter uma ideia, para aumentar a eficiência, ganhar qualidade e termos uma visão mais completa, evoluímos a jornada do cliente com automatização de alguns processos; tivemos o investimento em tecnologia e o lançamento do Youse Negócios, nossa área de parcerias que possibilitou uma maior proximidade com corretores.

Tudo isso é parte do esforço que levou a companhia a ganhar mais tração em frentes que são nossos grandes diferenciais de negócio”, diz Thaiza Estevão, diretora de Marketing e Vendas (CMO) da Youse.

A Youse tem buscado aprimorar seus processos, com uso de novas tecnologias e dados para balizar suas decisões de negócio. Uma aposta da companhia, que tem se mostrado acertada, são os investimentos em tecnologia, que somaram cerca de dois dígitos neste ano. “Outro ponto de destaque é a aposta da frente de negócios denominada Youse Negócios, baseada em parcerias com corretoras e empresas de todos os segmentos nos produtos Auto, Residencial e Vida. Com essa marca passamos a oferecer às corretoras e empresas a mesma experiência proporcionada aos seus clientes e a possibilidade de aumentar suas receitas, com a oferta de um seguro personalizável, parcelas pagas mensalmente e apólice emitida na hora”, conta.

Thaiza acredita na continuidade do crescimento da Youse e ofertas ainda mais adequadas aos múltiplos perfis de consumidores para o próximo ano. “Por isso, nosso foco se mantém na entrega de valor para o cliente, com produtos cada vez mais personalizados; tecnologias mais integradas, processos automatizados e evolução da oferta dos produtos multicanais”.

A Youse continuará focada na estratégia de oferecer produtos e preços adequados aos clientes, bem como impulsionar sinergias e otimização de processos operacionais. “Para isso, nossas apostas também são nossos diferenciais: mobile first, plataforma B2B2C, valor além da tecnologia, jornada fluída e personalizada”, conta a diretora.

Um marco

2023 foi o ano em que Sabemi completou 50 anos e, consequentemente, um marco em sua história. “Marcamos esse período nos reinventando, com mudanças de rota e drive. Temos conseguido bons resultados ao longo do período. Fizemos uma reengenharia na companhia em 2022, em virtude de uma série de fatores, inclusive de mercado e financeiros, que fez com que fechássemos o ano dentro de um break even financeiro. Já sabíamos que 2023 seria diferente. Fecharemos o ano com bons resultados com ROI acima de 20% na seguradora, algo bastante significativo. Colocamos a companhia em um patamar importante e que nos assegura um caminho realista para os próximos anos”, explana Rodrigo Pecoraro, diretor executivo de Seguros da Sabemi.

A companhia fechou novembro com mais de 1,5 milhão de clientes na base e espera um aumento significativo nos próximos meses. “Somos uma seguradora que operar com todos os produtos de seguros de pessoas, especificamente acidente pessoais”.

Algo importante foi a parceria com a resseguradora Austral que possibilitou a operação na parte de Vida com o MQC, morte de qualquer causa.

“Fomos pioneiro em 2023 em criar serviços para os clientes. A companhia tem em seu DNA a visão muito voltado à necessidade do consumidor. A área de produto reflete bastante sobre o que, de fato, podemos gerar valor à apólice e ao consumidor. Poucas seguradoras oferecem a oferta de medicamento genérico dentro de uma apólice”, exemplifica Pecoraro sobre a proposta de valor para o segurado.

“A Sabemi possui uma integração leve e rápida e produtos atraentes para os consumidores. Entraremos em 2024 muito mais fortes, estruturados, leves e eficientes do que iniciamos 2023. Isso vai nos gerar competitividade”, diz o diretor.

Em receita e prêmios emitidos, a Sabemi projeta crescer em torno de 30%. Seguro viagem, lançado em 2023, já gerou frutos. “A Sabemi é uma companhia sólida e tradicional que tem alma de startup. A leveza nas nossas integrações é o que nos levará a ter sucesso em 2024”.

Novas tecnologias

Com quase 250 mil vidas sendo atendidas e uma rede composta por mais de 9 mil dentistas em todo o Brasil, a Odont projeta encerrar 2023 consolidando sua posição no mercado de planos odontológicos e ampliando sua presença no setor de saúde suplementar.

“O ano de 2023 marcou uma significativa expansão da Odont a nível nacional, estendendo sua rede de atendimento para todos os estados brasileiros. Além disso, a empresa estabeleceu parcerias estratégicas importantes e realizou investimentos substanciais em novas tecnologias e no aprimoramento de sua equipe interna, sempre com o foco central em garantir o melhor cuidado para nossos beneficiários”, observa Pablo Santos, CEO da Odont.

Com base nos avanços significativos alcançados em 2023, a Odont mantém expectativas ambiciosas para 2024. “Esperamos manter uma trajetória sólida de crescimento, consolidando nossa posição no mercado e expandindo ainda mais nossa presença em todo o Brasil. A empresa continuará investindo em novas tecnologias e soluções inovadoras para aprimorar a experiência do cliente e oferecer serviços de saúde cada vez mais integrados e eficazes, estabelecendo novas parcerias estratégicas, ampliando sua rede de credenciados e fortalecendo alianças com empresas de diferentes setores”, prevê o CEO da Odont.

 

 

Conteúdo da edição de dezembro (260) da Revista Cobertura

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