Active Assessoria: movida pelo propósito de facilitar a vida do corretor

Proporcionar um leque maior de oportunidades, disponibilizar especialistas comerciais por produto e oferecer ferramentas de marketing digital são alguns destaques do trabalho da Active aos corretores

Carol Rodrigues

Roberto B. Oliveira, fundador e diretor da Active

Focada em atender as necessidades dos corretores, a Active Assessoria constantemente se transforma para disponibilizar novidades aos parceiros e auxiliá-los no melhor atendimento ao segurado.

Durante a pandemia, a assessoria criou a Active Mais Digital com o objetivo de entender as necessidades do corretor que estava em casa. “Foi um período em que fizemos reuniões on-line com muita frequência e tínhamos uma aceitação grande, o que não ocorre hoje”, compara o fundador e diretor da Active, Roberto B. Oliveira, que é enfático ao destacar que, agora, é fundamental a visita presencial ao corretor de seguros.

Com o passar dos anos, a assessoria se tornou mais digital com a criação de um canal exclusivo de criação e marketing voltada para o corretor. “Tudo de forma gratuita para divulgação dos produtos da corretora, colocando à disposição todas as atividades da assessoria digital para conhecimento e orientação aos corretores. O corretor carece divulgar a sua corretora e, muitos, com a pandemia voltaram a trabalhar em casa. Hoje, o corretor vem gravar vídeos na Active para divulgar a sua corretora”.

Facilitar a vida do corretor é o caminho percorrido pela Active desde a sua fundação há 24 anos.

Roberto B. Oliveira trilhou uma carreira na SulAmérica sempre focado em atender o corretor. Em 1996, desligou-se da seguradora e, em 1998, criou a Active por entender que contribuiria de maneira mais eficaz e inovadora com os parceiros por meio de um atendimento diferenciado.

A atividade da empresa, que ele iniciou de forma solitária, conta hoje com 38 colaboradores. “No início, havia poucas assessorias e a maior dificuldade foi apresentar este novo modelo aos corretores de seguros”, lembra.

O trabalho com a bandeira exclusiva da SulAmérica focado em Benefícios levou dez anos. “Comecei a perceber que os corretores também queriam participar com outras seguradoras e ter um leque maior de oportunidades”.

Foi quando ele passou a buscar outras bandeiras e a montar o sistema de células para dar um atendimento diferenciado ao corretor, tanto na parte da operação como na comercialização e negociação.

Hoje, a assessoria atua em parceria com Allianz, Amil, Bradesco, Excelsior, GNDI, HDI, Liberty, Ituran, Mitsui, Sompo, Suhai, SulAmérica e Tokio Marine, e é reconhecida por ser multibandeira e abranger todos os ramos de seguros. “Entendemos que uma assessoria de seguros não pode se limitar a este ou aquele ramo, pois diversificando produtos os corretores ficam com a expertise para negociar junto ao cliente uma infinidade de produtos que se adéquem às suas necessidades”.

Em sua trajetória, a assessoria desenvolveu um sistema próprio de franquias, que permite ao prestador de serviços, localizado em determinadas regiões, ter a possibilidade e agilidade de realizar atendimento a todos os corretores cadastrados na grade da assessoria.  “Com esta inovação, pudemos perceber que estando o franqueado localizado diretamente na região de atuação dos corretores de forma presencial, promover maior divulgação de produtos, orientação de procedimentos com treinamentos direcionados, contribuindo dessa forma em oferecer alternativas que produzam ganho financeiro à corretora, uma vez que estamos com as principais seguradoras e operadoras, além da divulgação constante de nossa assessoria”.

Reforço no comercial

Renata Toreli, Active

Hoje, o fundador é responsável pelas áreas financeiras, de estratégia e a política da assessoria.  A parte da operação está sob a liderança de Renata Toreli, que é a diretora comercial.

Eles trabalharam juntos na SulAmérica, mas seguiram áreas diferentes. Ela se formou em medicina veterinária e começou a atuar na área, enquanto Oliveira se dedicou a criar a Active. Mais adiante, o fundador fez a proposta para ela ir trabalhar com ele.

Após um alinhamento estratégico, eles criaram uma estrutura que atende plenamente as necessidades dos corretores com a figura dos especialistas. “O pessoal de Benefícios sabe muito bem de Benefícios. Fomos separando e especializando os nossos funcionários. Conseguimos criar um universo em que todos sabem muito bem do que falam. Não temos a figura do generalista. Todos são especialistas”, diz Renata.

Formação de especialistas

A área de atendimento comercial da Active é dividida em células responsáveis por três tipos de ramos: Auto, Ramos Elementares e Benefícios (Vida e Saúde). Além disso, criou a figura dos especialistas que visitam as corretoras. Atualmente, são dois accounts: um focado em Auto e RE e o outro em Benefícios. “Esses dois accounts são responsáveis por todas as seguradoras e falam sobre todos os produtos das companhias. Eles têm a missão de orientar e acompanhar”, diz Oliveira.

Segundo o fundador, a Active se dedica a investimentos que tragam conforto ao corretor. “Colocamos pessoas para ajudar o corretor a vender mais em sua corretora. Uma funcionária especialista visita o corretor e fica até três dias fazendo cotações para os clientes da corretora, falando em nome da corretora. É uma forma de orientá-lo e ajudá-lo. Fazemos também treinamentos de produtos, enviando especialistas à corretora para treinar todos os funcionários, de acordo com os nichos que ele atua. Primeiro eu observo, analiso e pesquiso o que o corretor precisa”.

Para facilitar, Oliveira criou há cinco anos, um formulário chamado Conversa  de Negócios, com o objetivo de colher informações do perfil da corretora, tais como ramos que mais atua, tipos de renovações, o que precisa, com quais seguradoras trabalha. “Se ele deriva mais para Benefícios, não vou mandar a equipe de Automóvel”, exemplifica.

Com isso, ele atende o corretor de forma personalizada. As informações dessa conversa entram no sistema. “O Conversa de Negócios possibilita desenhar estratégias diferentes para cada corretor, proporcionando uma gestão de negócios com foco em ganho financeiro, exploração da carteira, vendas de outros produtos para o mesmo cliente e a sua fidelização”, explica.

Futuro baseado na confiança

Atualmente, a assessoria possui 1575 corretores ativos, de diferentes portes, e 55% da produção é oriunda da área de Benefícios e 45% está diluída entre os demais ramos.

Segundo o fundador, a Active seguirá com o propósito de assessorar os corretores a identificar a real necessidade dos seus clientes, maximizando o atendimento com profissionais focados em cada ramo de atuação, com especialistas para cada segmento por meio de departamentos específicos.

“O corretor confia muito em nós. Muitos corretores nossos nos pedem ajuda com os clientes. Às vezes, temos contatos com clientes a pedido do corretor. Trabalhamos para o corretor. Nosso cliente é o corretor. Queremos que ele produza e lutamos para ele crescer”, comenta Renata.

De acordo com a diretora, as seguradoras estão cada vez mais investindo na parceria, por isso, ela acredita que as assessorias seguirão como parte comercial das companhias, sendo a que divulga e apresenta para o corretor os diferenciais de cada bandeira. “O futuro das assessorias é ter os corretores sob seus guarda-chuvas, preparando-os para estarem seguros, vendendo os produtos das seguradoras”, reforça.

“Hoje, as assessorias estão consolidadas no mercado segurador em função das mesmas representarem as seguradoras, atendendo aos corretores por elas designados ou corretores angariados e cadastrados pelas assessorias nas seguradoras”, destaca Oliveira.

Ele atribui à fundação da Aconseg-SP a reputação que as assessorias têm hoje no mercado. “Foi quando disciplinamos uma forma de trabalho. Com o advento da Aconseg-SP, conseguimos criar regras”.

A prestação de serviços oferecida pelas assessorias veio para ficar e Oliveira afirma que a Active preserva os seus parceiros por causa da fidelidade, do sistema de trabalho, das informações e da ética. “Quero continuar atendendo os corretores com a presteza que sempre atendi. O corretor é sempre soberano”, conclui.

Corretores comprovam excelência no atendimento

Do corretor iniciante ao mais experiente, a referência é a mesma: a Active facilita a vida dos profissionais.

José Antonio Silveira, também conhecido como Freman, por conta da sua corretora, a Freman Administradora e Corretora de Seguros, trabalha em parceria com a Active praticamente desde o início da assessoria, há 24 anos.

“O atendimento deles é excelente. Eles trabalham muito bem e a equipe é muito séria. Estou lá até hoje porque não há nada que os desabone. Na questão profissional e técnica eles são maravilhosos. Apesar de tratarmos direto com eles, temos total liberdade se eventualmente precisarmos tratar direto com a seguradora. Somos vinculados às seguradoras e temos o apoio da Active para nos assessorar. Se surge algum tipo de problema na contratação ou no momento dos sinistros, eles estão lá para nos apoiar. Em todos esses anos, eles nos deram 100% de apoio”.

Segundo Silveira, após tanto tempo de trabalho em parceria, eles também se tornaram amigos.

Geralmente, os corretores iniciantes no mercado de seguros têm mais dificuldade para acessar diretamente as seguradoras. “Cheguei à Active pela indicação de uma colega e, desde o início até hoje, fui muito bem recebida e bem tratada”, conta Alessandra Pereira Simões, da Estrela Viva Seguros.

Alessandra trabalha com a Active há cerca de quatro anos e lembra que, quando iniciou a parceria, a assessoria agilizou o seu código em uma operadora de planos de saúde para que ela pudesse receber a comissão diretamente. “A equipe é nota mil. Quando tenho alguns casos que precisam da atenção da companhia, a Active faz a intermediação e resolve o problema. Nunca ficou nada em aberto”.

Por isso, ela define a parceria como excelente e, hoje, todos os produtos com os quais trabalha estão na Active.

Há dez anos, Miguel Arcanjo Jorvino, da SAM 7 Corretora de Seguros, atua com a Active. Ele recorda que procurou a assessoria diante da dificuldade de ser atendido em algumas seguradoras. Foi quando um colega indicou a Active. “Há seguradoras que conseguimos falar, mas tem outras que só por meio da assessoria, porque a comunicação é muito ruim. Na Active eles me atenderam super bem e estamos até hoje. Com algumas seguradoras estou com eles, mas outras não estou e até gostaria de colocar, mas as seguradoras não mandam. Eles me dão um bom apoio. Os comerciais são superatenciosos e você sente que não está sozinho. Isso não só na cotação, mas no sinistro. Perdíamos tempo para resolver questões e a produção ficava amarrada. A assessoria facilita e simplifica a vida da gente”, diz.

Conteúdo da edição de julho (244) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas