Norte e Nordeste recebe a quinta Aconseg do Brasil

Primeiro presidente da Aconseg-NNE destaca o potencial existente e o objetivo de aumentar a participação das regiões no volume geral de seguros

Carol Rodrigues

Um grupo de WhatsApp criado para algumas assessorias discutirem interesses comuns, como notícias do mercado e ideias que agreguem valor ao trabalho, foi o ponto de partida para a criação da Aconseg-NNE.

Fundada em 25 de julho deste ano, a associação nasce composta por 32 assessorias que atuam em parceria com mais de 25 seguradoras no atendimento há aproximadamente 4 mil corretores de seguros das regiões Norte e Nordeste do País.

Djalma Ferraz é o presidente da associação, cuja criação contou com uma troca de informações com a Aconseg-SP e tem como objetivo contribuir para a estruturação das assessorias, que crescem em todo o Brasil.

“A assessoria é um braço comercial, mas também operacional e técnico das seguradoras. Temos um número grande de ex-funcionários de seguradoras que entregam essa experiência no atendimento ao corretor. O canal corretor é fundamental e tem o maior volume de comercialização de seguros no Brasil, e a assessoria alcança esse profissional para a seguradora”, reforça.

Plano de gestão

O mandato do presidente da Aconseg-NNE é de dois anos e pode ser renovado uma vez por igual período. Como parte do seu plano de gestão, Ferraz focará em um trabalho de comunicação e interlocução forte entre as seguradoras e os corretores, além de agregar as demais entidades que compõem o mercado de seguros.

“O nosso projeto é conseguir furar a bolha do mercado de seguros e alcançar quem está do lado de fora. Falamos que a comunicação dentro do mercado é muito bem-feita, mas temos o desafio de avançar a comunicação para alcançar quem está fora do mercado – consumidores e demais espaços da sociedade civil – para fortalecer a cultura do seguro”, conta o presidente da associação, que almeja contribuir para aumentar a participação do seguro no PIB nacional, hoje em 3,7%.

Potencial de negócios

Ferraz destaca o avanço do segmento de assessoria e observa boas notícias no segmento e contratação das assessorias por parte das seguradoras para alcançar novos espaços. “No Norte e Nordeste, em especial, identificamos um  grande potencial. A nossa participação no mercado de seguros é um pouco superior a 13% da produção nacional. Se na economia como um todo o Norte e Nordeste representam 20% do PIB nacional,  por que na área de seguros só estamos com 13%?”, reflete. “O Norte e o Nordeste têm tudo para fazer com que o mercado de seguros cresça acima da média nacional e alcance percentuais que representem o verdadeiro potencial das regiões”.

Segundo ele, nesses locais o maior volume de produção ainda é do ramo Automóvel, mas Ferraz assinala que outros segmentos estão crescendo acima da média, como Saúde, Seguros Patrimoniais (Incêndio), Responsabilidade Civil e Vida. “Todas as assessorias operam com seguradoras que são multiprodutos”.

Conteúdo da edição de agosto (245) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas