O momento atual da Liberty Seguros

Foco na personalização e produtos que sejam acessíveis são os pilares para aumentar o número de seguros no mercado, segundo Patrícia Chacon

Karin Fuchs

Com atuação em Auto, Residência, Vida e Empresas, a Liberty Seguros fechou o ano de 2021 com um crescimento de 4,4% em relação a 2020, somando R$ 4,5 bilhões em prêmios emitidos. “Em 2021, nós tivemos um crescimento significativo em linhas não-auto como 21,2% em vida individual e 36,2% em transporte”, destaca Patrícia Chacon, CEO da Liberty Seguros.

Ela conta que a companhia tem uma estratégia muito bem definida de manter um portfólio enxuto, que possibilite explorar as principais capacidades globais do grupo. “Por isso, procuramos investir em produtos e coberturas que atendam às necessidades dos consumidores e que estejam alinhadas com as demandas do atual momento em que vivemos”.

Entre as últimas inovações, ela menciona o Liberty Home Office, a Aliro Seguro, o Liberty Auto Controle, Meu Momento de Vida e o Meu Momento Residência. “O Liberty Home Office tem as mesmas coberturas básicas dos outros seguros Liberty Residência. O diferencial é as coberturas opcionais e exclusivas para profissionais com ou sem CNPJ que fazem home office, podendo ser adaptado para situações específicas, como casa ou apartamento”.

Já a Aliro Seguro, “é uma marca da Liberty com foco em clientes que buscam seguros mais simplificados para seu automóvel, mas que fazem questão de manter a qualidade. “O Aliro Pop é até 25% mais barato que os seguros convencionais de automóveis da Liberty”. Para quem não utiliza o carro frequentemente, o Liberty Auto Controle é um seguro no qual o cliente paga por quilometragem. “O valor é pago mensalmente de acordo com o quanto dirige, o que possibilita uma economia de até 50% em relação ao seguro comum”, diz.

Tanto o Meu Momento de Vida quanto o Meu Momento Residência são plataformas 100% digitais. “O Meu Momento Residência permite que clientes encontrem produtos de seguro residencial compatíveis com suas necessidades, além de auxiliar os corretores a personalizar planos para vendas”, especifica.

O Meu Momento de Vida foi lançado durante a pandemia por conta da procura por seguro de vida. “A Liberty cresceu 21% nesse segmento em 2021 e, por isso, lançamos essa plataforma digital de venda de seguro de vida. A ferramenta permite que clientes cotem seguros de vida de forma ágil e personalizada, além de possibilitar a ampliação das carteiras de corretores e auxiliá-los a terem uma melhor experiência de cotação”.

DISTRIBUIÇÃO

A Liberty Seguros tem 3 mil funcionários e opera atualmente com 20 mil corretores parceiros. “Nós trabalhamos todos os dias para oferecer uma série de ferramentas para que eles possam desenvolver suas carreiras e negócios e crescerem com a companhia. Fazemos isso por meio do Cresça com a Liberty, que reúne todas as ações com o objetivo de apoiar os corretores a explorarem as possibilidades do digital, além do reconhecimento e premiação dos parceiros”, afirma Patrícia.

Sobre iniciativas neste contexto, ela destaca o novo Meu Espaço Corretor, plataforma que foi totalmente reconstruída para trazer mais inteligência e eficiência para o trabalho dos corretores. “Nessa plataforma, existe a configuração de um dashboard de acordo com os hábitos de utilização de cada usuário, além de uma série de visões, como a situação da carteira de clientes, apólices a vencer, sinistros, entre outros”.

Além do corretor, a Liberty trabalha com os canais Affinity, focado em empresas e com o canal concessionárias, através da marca Indiana Seguros, e também tem parcerias com bancos e cooperativas.

MODELO HUB

Patrícia comenta que a pandemia ensinou muito sobre a necessidade e a urgência de inovação e mudanças, e por acreditarem no modelo híbrido de trabalho, eles criaram o que chamam de modelo Hub. “No nosso novo modelo, mais de 70% dos nossos colaboradores terão atuação totalmente ou parcialmente remota. Na Liberty, valorizamos muito a questão da flexibilidade e esse modelo tem se mostrado bastante empático com as necessidades dos nossos colaboradores”.

Outra iniciativa foi a lançamento do aplicativo, por volta de 2015, e que vem sendo aprimorado constantemente. “Ele tem se mostrado um excelente aliado dos nossos clientes. Por ele, é possível checar compras, fazer mudanças de pagamentos, entre outras funcionalidades. Com os sinistros, percebemos o mesmo movimento: hoje, 75% deles são on-line”.

Somente em 2021, o uso de aplicativos pelos clientes ativos aumentou 40% com a inclusão do Pix como forma de pagamento. “Isso mostra que a jornada é distribuída em vários momentos, mas sempre determinada por uma visão do cliente de que as coisas têm que ser mais fluídas”, afirma.

ESG

A executiva destaca que a companhia tem um compromisso muito grande com a questão da equidade de gênero. “Hoje, 51% do nosso quadro de colaboradores são mulheres, 34% dos nossos líderes são mulheres e metade de nosso staff executivo é mulher. Valorizamos muito que cada uma das nossas pessoas possa ser quem é. Para isso, qualquer decisão no dia a dia de trabalho deve ser alinhada com a área de D&I (Diversidade & Inclusão)”.

Também foram criados grupos de afinidade para discutir questões relacionadas à diversidade e todas as vagas do grupo Liberty permitem a inscrição de pessoas com deficiência, sem nenhuma restrição. A companhia apoia a inserção de jovens de média e alta vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz, priorizando refugiados, imigrantes e PCDs, além de apoiar e patrocinar vários projetos sociais. Com a pandemia, a companhia doou R$ 1 milhão para o movimento Unidos pela Vacina e a outra metade para o combate à fome.

Quanto ao meio ambiente, eles têm iniciativas que visam a economia de papel e energia. “Há três anos, reforçamos o comprometimento com essa causa por meio do Liberty Mais Sustentável 2023, que é um plano baseado nos 17 objetivos da ONU. Para isso, inserimos algumas iniciativas de ecoeficiência em sua matriz, na cidade de São Paulo, como, por exemplo, a digitalização de seus processos, que garante maior economia de papel e energia renovável”.

CUSTOMIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE

Como seguradora, Patrícia diz que um dos grandes objetivos é aumentar o número de seguros no mercado, independentemente se é para automóveis, residência ou vida. “Para alcançar essa meta, precisamos focar muito na questão da personalização, porque muitas das pessoas que não compram seguros sentem que isso ‘não foi feito para elas’. Por isso, quanto mais conseguirmos personalizar e customizar os seguros para cada um, maiores são as chances de conseguirmos aumentar essa adesão, além de ter produtos que sejam acessíveis”.

No Brasil, apenas 30% da frota de carros em circulação tem seguro. “Para tentar entender o motivo, fizemos algumas pesquisas e descobrimos que muitas pessoas não têm seguro porque ‘não viajavam para longe e nem queriam comprar uma assistência com quilometragem ilimitada para guincho’. Foi aí que tivemos a ideia de lançar a Aliro, que trabalha com seguros mais enxutos, mas com o mesmo padrão de serviço da Liberty”, conclui.

Conteúdo da edição de abril (241) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

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