O verdadeiro oceano azul

Com a melhora econômica, regiões onde a participação de seguros ainda é abaixo do PIB devem começar a diminuir a diferença a partir de 2025

A Petrobras irá investir cerca de US$ 8 bilhões na Refinaria Abreu e Lima, no município de Ipojuca (PE), para ampliar a capacidade de refino no País. Esse é apenas um dos vários investimentos públicos e privados previstos para a região Nordeste, que já é considerado o local do país com maior crescimento econômico de 2025 a 2033, conforme a Tendências Consultoria. A região Norte também deve continuar com bom desempenho ao longo dos próximos anos.

O potencial de desenvolvimento social e econômico traz consigo a melhora da renda e uma maior possibilidade de disseminação da cultura do seguro. Afinal, o seguro desempenha um papel transversal e influencia positivamente em diversos setores da sociedade.

Hoje, juntos, o Norte e o Nordeste têm em torno de 20% de participação do PIB do Brasil, enquanto a região Sudeste tem aproximadamente 52%. Em termos de participação em seguros, o Norte e o Nordeste no Brasil têm quase 15%, enquanto a região Sudeste possui aproximadamente 60%. “Hoje, a região Sudeste consome seguros quatro vezes mais do que as regiões Norte e Nordeste”, comenta o economista Francisco Galiza.

Segundo ele, à medida que uma região começa a crescer economicamente, o seguro cresce a uma taxa maior.

A análise da Tendências prevê que a região Nordeste terá um crescimento de aproximadamente de 3,5% ao ano nos próximos oito anos. “A tendência atual é que o Norte e o Nordeste, passe a ocupar, até o final da década, um número maior de participação no mercado de seguros. Dos atuais 14%, até o final de 2030 estará próximo a 20%. É um mercado muito promissor”, acredita Galiza.

“Estamos muito atentos aos movimentos relacionados ao novo PAC que, entre investimentos públicos e parcerias com o setor privado, poderá gerar aportes de R$ 1,7 trilhão em diversos segmentos, como por exemplo, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrovias, mobilidade urbana e diversos outros segmentos. Esses investimentos contribuirão, certamente, para uma melhor qualidade de vida da população, geração de empregos e de renda. A partir dessa implementação, teremos uma gama enorme de possibilidades nas mais variadas soluções de proteção que o ecossistema segurador oferece”, explana Ronaldo Dalcin, diretor Comercial Varejo Nordeste da Tokio Marine.

Ele aponta que há oportunidades de crescimento em todos os estados capitaneados pela Regional Nordeste. Por isso, a Tokio Marine tem investido na capacitação das equipes, assessorias e corretores, para que esse lastro de conhecimento contribua no aprimoramento das performances em toda a região.  “A Bahia, por exemplo, representa 3,2% de todo o market share de seguro. Portanto, dada a representatividade desse estado, ditado também pelo próprio ritmo de investimentos do PAC que serão direcionados, eu afirmaria que esse crescimento será bem suntuoso na Bahia”.

Dalcin ainda ressalta que o Nordeste tem alcançado índices de crescimento muitas vezes maiores do que outras localidades, representando cerca de 10,5% do mercado de seguros nacional. “Mesmo em momentos desafiadores da economia, a região demonstra um enorme potencial a ser explorado, uma vez que ainda existe uma grande concentração na carteira de Auto. Nossa estratégia é baseada no trabalho em conjunto entre a matriz, as sucursais e os parceiros de negócios, assessorias e corretores”.

Mercado estratégico

“Estamos cada vez mais identificando oportunidades de negócios na região Nordeste e nosso objetivo é ter um foco ainda maior de atuação comercial, através de novos corretores e assessorias nesses estados”, diz Alvanir Macedo, superintendente RJ, MG, ES e Nordeste da Excelsior Seguros.

A Excelsior está de olho no segmento de infraestrutura, no qual as demandas de obras públicas farão com que o setor privado ligado a esses segmentos demandem produtos de seguros. “Estamos posicionados hoje em todos estados através de nossas estruturas comerciais e observamos potencial de crescimento em todas essas regiões”, completa Macedo.

Inclusive, conforme Gilton Marques, gerente Regional Norte e Nordeste da Excelsior, a companhia estabeleceu um objetivo de expansão territorial e comercial. “Abrimos novas parcerias nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe. Logo estaremos ainda mais presentes nestes estados, tendo um ‘olhar’ 360º para as novas oportunidades”.

Para o representante exclusivo da Excelsior no estado da Bahia, Nelson Uzeda, há regiões no estado da Bahia voltadas ao segmento do agronegócio. “Estamos bastante otimistas com o desenvolvimento de nossa carteira de Equipamentos Agrícolas, através dos corretores especializados e que recebem continuamente treinamentos da equipe técnica da Excelsior. Observamos ainda um grande movimento dos corretores na comercialização do nosso produto de Responsabilidade Civil Profissional, com destaque aos profissionais de saúde. Vejo que os corretores ‘abraçaram’ definitivamente esse produto como grande oportunidade de negócios e cross-selling”.

Crescimento expressivo

Segundo Cefas Rodrigues, diretor Comercial Varejo Norte da Tokio Marine, a região Norte possui características específicas, cada estado tem suas particularidades e necessidades e cabe às seguradoras entenderem cada uma dessas particularidades para oferecer soluções em seguros mais adequadas possíveis às necessidades de cada localidade.  “A Tokio Marine vem crescendo expressivamente na região Norte. Nos primeiros dez meses do ano, crescemos cerca de 16,8%”, diz”.

Na região, ele destaca que a companhia já é referência em seguro para transportes e seguirá investindo em soluções para atender as empresas localizadas na Zona Franca de Manaus, que receberão o investimento de R$ 1,6 bilhão para a ampliação de indústrias já existentes e abertura de novas indústrias, com a expectativa de gerar mais 1,6 mil novos postos de trabalho na Zona Franca, que já é responsável por mais de 100 mil empregos diretos.

“No Pará, foi anunciado o investimento de R$ 5 bilhões em infraestrutura para que Belém receba a edição de 2025 da COP, a conferência anual das Nações Unidas voltada para o debate de mudanças climáticas. Estamos atentos também aos investimentos em energias renováveis em todos os estados, e em outras localidades com potencial de negócios”, frisa o executivo.

Além de Manaus e Pará, Cefas comenta o crescimento acima da média nos estados de Rondônia e Amapá, importantes em relação ao desenvolvimento do agronegócio. O executivo ainda destaca o papel das assessorias na região. “Elas são fundamentais aos negócios locais da companhia, muito por causa de sua alta capilaridade, alcançando locais menos acessíveis por questões logísticas, principalmente no interior dos estados”.

Lançamentos de produtos e serviços

Conforme Flávio Bitter, diretor-Gerente da Bradesco Saúde, as regiões Norte e Nordeste têm sido importantes mercados para lançamentos de produtos e serviços.

“Nos últimos anos, consolidamos um novo modelo de planos que oferecem cobertura nacional, mas que são desenvolvidos com olhar regional, a partir da realidade de cada mercado, tornando nosso portfólio mais diversificado. São os planos Efetivo. Quase metade dos mercados desse novo produto estão nas regiões Norte e Nordeste. Já lançamos o Efetivo nos estados do Amazonas, Tocantins, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, com excelentes resultados”, explica.

Bitter lembra que o mercado de saúde suplementar tem como característica ser sensível a indicadores como emprego e renda. “Quanto mais aquecida estiver a economia e mais dinâmico estiver o mercado de trabalho, maior o potencial de que as empresas busquem um plano de saúde para proteger seus colaboradores. Os estados das regiões Norte e Nordeste têm apresentado economias cada vez mais modernas e dinâmicas, conciliando suas vocações históricas e o desenvolvimento de novos setores. Tudo isso representa potencial para novos negócios também para a saúde suplementar. Estamos atentos às diversas oportunidades que esses mercados oferecem”, observa.

“É notório que as regiões Norte e Nordeste apresentam um grande potencial de crescimento no setor segurador em 2024. A nossa companhia está totalmente alinhada com essa percepção, e para fortalecer a presença nessas regiões, temos uma estratégia abrangente”, conta Leonardo Freitas, diretor Comercial da Bradesco Seguros.

Segundo ele, a Bradesco Seguros tem focado em estreitar a proximidade com consumidores e corretores locais, entendendo suas demandas e oferecendo suporte personalizado. “Para fortalecer ainda mais nossa presença, participaremos ativamente de eventos especializados na região, proporcionando oportunidades de crescimento e compartilhamento de conhecimento com profissionais do setor”, comenta o diretor.

Freitas explica que a abordagem da seguradora busca não apenas atender às demandas imediatas dos consumidores e corretores, mas também impactar positivamente a economia local. “Estamos empenhados em ser parte integrante do desenvolvimento dessas comunidades, proporcionando soluções de seguros adaptadas às suas necessidades específicas. Nossa intenção é atender de maneira abrangente e eficaz à demanda dos corretores e consumidores locais. Estamos dedicados a oferecer soluções personalizadas que estejam alinhadas com as características específicas de cada estado, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do setor segurador na região”.

“Esses mercados possuem características próprias que os tornam singulares, assim como acontece com as demais regiões que compõem um país com dimensões continentais como o nosso. Nesse cenário, temos buscado adaptar nossa linguagem e nossas estratégias ao contexto de cada localidade, de forma a gerar empatia, sinergia e confiança no relacionamento tanto com o cliente, quanto com o corretor”, diz José Pires, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência.

Segundo Pires, a Bradesco Vida e Previdência está sempre atenta às oportunidades de mercado em todas o País, em especial nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam grande potencial de crescimento para nossas operações. “O foco principal da empresa é consolidar e expandir a cultura da proteção, prevenção e planejamento financeiro para todos os brasileiros. Hoje, segundo estimativas da Fenaprevi, temos aproximadamente 8% da população coberta com planos de previdência privada e cerca de 17% protegidas por algum tipo de seguro de vida. Esses números demonstram o quanto podemos avançar nessa missão. E as regiões Norte e Nordeste, sem dúvida, concentram grande parte das oportunidades a serem capturadas”, expõe Pires.

Grande potencial

A Allianz Seguros também está de olho nos grandes investimentos públicos e privados que necessitam de excelência técnica e capacidade. “Para essas oportunidades, contamos com a estrutura da Allianz Commercial”, comenta Paulo Ayres, diretor Comercial Regional Norte e Nordeste da Allianz Seguros.

Segundo ele, as regiões Norte e Nordeste têm um grande potencial e estão em linha com as projeções de crescimento da companhia no Brasil. “Vemos as regiões Norte e Nordeste com um grande potencial. Cada um dos estados possui suas peculiaridades e aptidões em todos os setores da economia, por isso, mantemos o foco na estratégia de contribuir e fazer parte desse crescimento. Como consequência da nossa capilaridade, acreditamos fortemente no potencial de desenvolvimento das regiões e estamos preparados para apoiar o corretor na prospecção de negócios”, acrescenta o diretor da Allianz.

A Zurich quer oferecer as melhores opções de proteção também nas regiões Norte e Nordeste. Para isso, tem uma gerência regional específica para trabalhar as oportunidades nessa região – são duas filiais físicas e mais de dez assessorias distribuídas por sete estados do Norte e do Nordeste.

“A diretoria regional que compreende essa região apresentou crescimento em 2023 (+37,4%), e identificamos, nas regiões Norte e Nordeste, um crescimento mais acentuado nos estados da Bahia (+82,4%) e Pernambuco (+63,4%). Os produtos que mais cresceram foram seguros de engenharia (+186,3%), patrimonial (+35,1%) e frotas (+31,3%), considerando os seguros corporativos; e automóvel individual (+81,6%), considerando os seguros para pessoas”, destaca Felipe Grossi Cavalcante, diretor Comercial Regional dos estados do RJ, ES e do Norte e Nordeste da Seguradora Zurich.

Segundo ele, a companhia seguirá investindo na região como um todo para aumentar a capilaridade de distribuição de seus produtos, sobretudo reforçando a sua atuação por meio das assessorias, frente estratégica que visa também à complementação da rede de filiais físicas para atender à crescente demanda nos grandes polos, além das localidades distantes das filiais. “Como uma seguradora multilinha e multiproduto, destacamos a diversidade de proteções que proporcionaremos a todos os estados que compõem essas relevantes regiões”, completa Cavalcante.

Conteúdo da edição 03 da Revista Aconseg-NNE

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas