Para Gontijo, estados evoluem nas contratações de seguros e progridem na cultura da proteção

Uma melhor experiência ao cliente tem sido uma das prerrogativas do Grupo Bradesco Seguros, que está prestes a se tornar uma das dez maiores empresas do Brasil, diante da previsão de R$ 100 bilhões de faturamento em 2023

Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros

Um crescimento sustentável, fruto de um esforço conjunto. Essa é a fórmula do Grupo Bradesco Seguros, que tem como objetivo alcançar R$ 100 bilhões de faturamento em 2023, o que o tornará uma das dez maiores empresas do Brasil.

“O resultado do terceiro trimestre reforça que estamos no caminho para alcançar esse objetivo. O Grupo registrou faturamento de R$ 78,6 bilhões de janeiro a setembro de 2023, o que representa expansão de 10,9% frente ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido atingiu R$ 6,5 bilhões, registrando aumento de 32,5% na mesma base de comparação, com evolução significativa do ROAE de 18,6% para 22,0%. Já o resultado financeiro cresceu 15,5% nos nove primeiros meses do ano, alcançando R$ 5,8 bilhões, influenciado pelo comportamento dos índices econômico-financeiros”, ressalta Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros.

Segundo ele, o resultado é oriundo de melhorias realizadas nos processos e nas operações, além da adoção de uma efetiva gestão das despesas em todas as linhas, o que possibilitou à companhia uma grande eficiência.

Além disso, o Grupo Bradesco Seguros é multilinha e multicanal, e está presente em todos os segmentos do mercado segurador e em todo território nacional. “Isso representa uma vantagem competitiva que tem proporcionado ao grupo um resultado mais equilibrado e alinhado aos objetivos da companhia.  A cada resultado podemos perceber como os estados evoluem nas contratações de seguros e como progridem na cultura da proteção”, ressalta o presidente.

A importância da escuta ativa

“Para evoluir ainda mais a nossa relação com os corretores de mercado, no começo do ano, realizamos reestruturação da nossa área comercial, indo em linha com a mudança no comportamento do consumidor e da necessária evolução do mercado segurador”.
Proporcionar ainda mais agilidade na negociação, produtividade operacional, aprofundamento do planejamento comercial e maior especialização nos atendimentos, fortalecendo a proximidade junto aos corretores de cada segmento de atuação da companhia foram resultados trazidos pela reformulação do Grupo.

“Essa mudança e muitas outras que aconteceram, e as que estamos planejando realizar, advêm da postura de uma escuta ativa que adotamos no dia a dia do Grupo, que sem dúvidas, se manterá no próximo ano”, acrescenta Gontijo.
Além disso, de acordo com ele, a companhia concentrou esforços em oferecer ferramentas para que os parceiros comerciais possam desempenhar o papel consultivo e buscamos aproveitar todo o potencial de negócios desses verdadeiros especialistas em seguros.

“O Grupo Bradesco Seguros valoriza muito os corretores, e entende a atuação do corretor como um dos pilares fundamentais para conhecermos o cliente. Especialistas em proteção, estes profissionais representam grande parte da força de distribuição da companhia. São eles que possuem um papel estratégico de mediadores do setor, fazendo a ponte entre seguradora e clientes”, destaca Gontijo.

Virada tecnológica

A pandemia acelerou processos de inovação e transformação digital. “No Grupo Bradesco Seguros, entendemos que o grande desafio dessa evolução consiste em colocar esse cliente cada vez mais no centro do negócio. Com esse objetivo, investimos no ano passado mais de R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação, e estamos mantendo o patamar de investimento este ano”.

Segundo Gontijo, a adoção de ferramentas, os processos mais ágeis, o uso da inteligência artificial e a multicanalidade são caminhos que levam a melhorias na experiência do cliente, a possibilitar aos corretores uma gestão de vendas e pós-vendas mais eficiente e a incrementar as vendas e otimizar sua rotina de trabalho. “Além de possibilitar ao cliente conversar conosco a hora que preferir e da maneira que desejar (site, e-mail, aplicativo, telefone etc.). Nossa central de relacionamento é completamente digital e possui infraestrutura de última geração”.

De acordo com ele, atualmente o Grupo conta com aproximadamente 50 projetos que envolvem transformação digital e cerca de 150 relacionados ao uso massivo de dados, além de diversos outros voltados a clientecentrismo, cloud e integração entre Banco e Grupo Segurador, sinergia que representa uma grande vantagem competitiva para a companhia.

“O investimento em inovação é constante, pois possibilita a construção de uma empresa mais resiliente, sustentável e eficiente, apta a oferecer as melhores soluções para as demandas dos nossos clientes”, ressalta.

O executivo lembra que o Grupo Bradesco Seguros tem a missão de fomentar a cultura do seguro em todas as regiões do País. “Para isso, contar com parceiros que entendem a singularidade da região é essencial. O setor de seguros tem se tornado cada vez mais relevante para a sociedade. Neste cenário, manter e ampliar a relação com corretores locais por meio da escuta ativa e, principalmente, por meio das assessorias locais é essencial para amplificação da comunicação sobre o seguro e da proteção para mais pessoas no país”.

Vale destacar que de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em agosto desse ano as seguradoras arrecadaram R$ 36,6 bilhões, 14,4% da arrecadação total nos oito primeiros meses do ano e 8,8% maior que no mesmo período do ano passado.

“Apesar de o mercado de seguros no Brasil ainda ser subpenetrado, a crescente conscientização da sociedade proporcionou a ampliação da cultura do seguro no país. Isso estabeleceu um trabalho contínuo dos agentes desse setor para buscar cada vez mais a melhoria contínua da jornada dos clientes, parceiros e corretores, e a implementação das evoluções necessárias”, observa o presidente.

“Corretores e assessoria em seguros são agentes fundamentais do setor, pois cumprem a missão de difundir o real valor do seguro, proporcionando à sociedade proteção e estabilidade adequada nos âmbitos familiares e empresariais, desempenhando uma função ainda mais ampla: de consultores e especialistas”, completa.

Ivan Gontijo destaca que o Grupo Bradesco Seguros tem muito orgulho da sólida parceria mantida com os 40 mil corretores que distribuem seus produtos por todo o país. “Faço questão de agradecer por toda a parceria ao longo de 2023. Continuaremos juntos em 2024 para nos desenvolvermos ainda mais. Vamos fazer valer esse momento de consciência da sociedade em torno da proteção e da importância do seguro em suas vidas”.

2024 com mais novidades na Universeg

Há dois anos, o Grupo disponibilizou a plataforma de capacitação Universo do Conhecimento do Seguro (Universeg), similar a uma ferramenta de streaming, que oferece conteúdos multidisciplinares e variados formatos, que se adequam ao perfil e momento de cada profissional.

“A Universeg contabiliza cerca de 10 mil usuários (corretores/ funcionários de corretoras) ativos, com mais de 49 mil participações em cursos assíncronos e uma média de 132 mil acessos mensais na plataforma. Essa oferta de capacitação e atualização se manterá em 2024, com mais novidades, ampliando a qualificação profissional de nossos parceiros de negócios”, frisa Ivan Gontijo.

Conteúdo da edição 03 da Revista Aconseg-NNE

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