Relação com o cliente não termina na venda da apólice

Para presidente do Sincor-BA, os corretores de sucesso continuam a oferecer suporte pós-venda, auxiliam seus clientes no gerenciamento de suas apólices, na renovação e no processo de sinistro

Josimar Antunes, presidente do Sincor-BA

“Corretor é o profissional que garante a segurança do que é mais importante para a sociedade: a vida, a família, os bens (ou patrimônio) e os negócios”. Foi como definiu a profissão o presidente do Sincor-BA, Josimar Antunes.

A Bahia é um dos estados mais populosos do Brasil com uma economia planejada que inclui setores como agricultura, turismo, indústria e comércio. Nas regiões Norte e Nordeste, é a mais representativa em termos de seguros.

“A capital baiana, Salvador, é uma das cidades mais importantes do Nordeste e tem experimentado um crescimento econômico notável nos últimos anos. Isso contribui para um aumento na demanda à medida em que empresas e indivíduos buscam proteção financeira. A presença de seguradoras e profissionais capacitados também desempenham um papel crucial e muito significativo no desenvolvimento do mercado regional”, observa Antunes.

Ele analisa que o corretor na Bahia e também as empresas corretoras, apesar de serem profissionais com amplo conhecimento de mercado, ainda têm atuado de forma segmentada e muito específica, evidenciando a necessidade de difundir e ampliar sua carteira de produtos para gerar mais crescimento. “Existe uma extensa gama de seguros que permitem atender uma variedade de necessidades de clientes individuais e corporativos”.

Na visão do presidente do Sincor-BA, as assessorias desempenham um papel fundamental e estratégico para as corretoras de seguros e, consequentemente, para o mercado. “Essas empresas especializadas oferecem suporte, serviços e recursos que ajudam os corretores a serem mais eficientes, eficazes e competitivos, garantindo que mais pessoas e empresas tenham acesso a produtos de acordo com as suas necessidades, promovendo a estabilidade e o crescimento do setor como um todo”.

“Virada de chave”

A maior dificuldade enfrentada pelos corretores locais, assim como em muitas outras regiões do Brasil, pode variar ao longo do tempo e de acordo com as condições do mercado. “No entanto, podemos destacar a concorrência intensa, as constantes mudanças nas regulamentações, o avanço da tecnologia, alguns tipos de seguros, como seguros agrícolas, podem ser sazonais, o que significa que as corretoras devem enfrentar flutuações na demanda ao longo do ano. Mas a necessidade de despertar para a diversidade de produtos e necessidades da sociedade é a ‘virada de chave’ que o corretor precisa para ampliar seu portfólio de produtos e ampliar sua carteira”, chama a atenção.

O mais importante na atuação dos corretores da região é o compromisso de entregar a qualidade que foi oferecida no ato da compra e a capacidade de oferecer serviços de alta qualidade, que atendam às necessidades específicas dos clientes e promovam a proteção financeira adequada. “A atuação do corretor é mais eficaz quando se baseia em um conhecimento técnico sólido, ética profissional, foco no cliente e atualização constante.

A capacidade de se adaptar às necessidades específicas da região e do mercado local também desempenham um papel importante na prestação de serviços de alta qualidade”.
Para ele, os corretores de sucesso têm como fator importante a relação com o cliente que não termina na venda da apólice. “Os corretores de sucesso continuam a oferecer suporte pós-venda, auxiliando seus clientes no gerenciamento de suas apólices, na renovação e, quando necessário, no processo de sinistro”, conclui.

Conteúdo da edição 02 da Revista Aconseg-NNE

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