Saúde e estética em um só plano

Oferecer uma rede de qualidade e produtos com diferenciais e preços competitivos são algumas das apostas das atuantes no segmento

De um lado a máxima de que a saúde começa pela boca. Afinal, muitas doenças podem ser prevenidas e identificadas através dos cuidados odontológicos. De outro, o fato de que a boca é o cartão de visitas das pessoas. Contudo, a verdade é que os planos odontológicos começaram a cair no gosto do brasileiro.

Dados divulgados no início de junho deste ano pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que, em abril de 2023, os planos odontológicos alcançaram cerca de 31 milhões de beneficiários.

Rodrigo Rocha, CEO da Amil Dental

“O mercado de odontologia suplementar cresce, em média, 1,6 milhão de vidas por ano. Ele praticamente dobrou de tamanho desde 2011, mesmo com todos os grandes desafios que foram enfrentados nesse período, como uma das maiores recessões da história do Brasil em 2016 e 2017 e a pandemia da Covid-19, a partir de 2020”, comenta Rodrigo Rocha, CEO da Amil Dental.

Com cerca de 8,3 milhões de beneficiários registrados no primeiro trimestre de 2023, a Odontoprev destaca o desempenho dos PMEs, com crescimento anual de 19%.  “Esse é um avanço importante para o cuidado com a saúde e o bem-estar da população. A perspectiva é otimista e ainda há um espaço enorme para o crescimento do setor, já que apenas cerca de 14% da população brasileira possui planos odontológicos”, comenta Elsen Carvalho, diretor Comercial Corporativo da Odontoprev.

Cícero Barreto, diretor Comercial e de Marketing do Grupo Omint

Os planos odontológicos têm sido um grande diferencial no pacote de benefícios oferecidos pelas companhias que valorizam o capital humano.  “Eles têm um papel preponderante na saúde, além de um custo-benefício atraente. Oferecer um produto de excelência com o qual o corretor não terá problemas com a operação e que proporcione valor agregado é uma forma de blindar seus clientes e ampliar seu portfólio de produtos”, comenta Cícero Barreto, diretor Comercial e de Marketing do Grupo Omint.

A SulAmérica chegou a 2,4 milhões de beneficiários com plano odontológico no primeiro trimestre de 2023, um aumento de mais de 11% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

Solange Moretto, head de Odonto da SulAmérica.

“O plano SulAmérica Odonto se moderniza constantemente, uma vez que nossos times estão sempre atentos às demandas e necessidades do mercado. Por isso, oferecemos produtos com diversos diferenciais que atraem e fidelizam os nossos clientes. São opções que, além de ajudar na saúde bucal, auxiliam também no equilíbrio da Saúde Integral, pois acreditamos que, quando todas as saúdes – bucal, física, emocional e financeira – estão bem, a gente fica bem”, comenta Solange Moretto, head de Odonto da SulAmérica.

Apelo estético

Embora o cuidado com a boca seja uma questão de saúde, tem chamado a atenção das pessoas pela estética.

Barreto lembra que a recente descoberta por parte do público dos procedimentos estéticos já colocou o Brasil em segundo lugar no ranking de países que mais realizam estes procedimentos odontológicos ficando atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

“Isso mostra que, sim, que o apelo estético é forte em relação à venda. E nós temos a Clínica Omint Odonto e Estética que oferece atendimento particular com os procedimentos mais procurados no mercado, como harmonização facial, facetas e laminados, fios de PDO, Botox, entre outros”.

Desde 2021, a Amil Dental tem notado um aumento na procura por produtos da linha estética. “Pensando nesse público, lançamos em 2022 um novo produto, com maior ênfase no clareamento dental, mas sem perder de vista outros procedimentos importantes para a saúde bucal, como remoção de siso, tratamento de canal, restauração em resina e limpeza. Esse era um pedido frequente dos clientes e a busca por produtos da linha estética deve seguir em alta em 2023”, diz o CEO da companhia, que atualmente conta com cinco produtos na linha estética.

“Hoje, temos alguns produtos no nosso portfólio que incluem procedimentos estéticos. Entendemos que as pessoas procuram pelo plano odontológico para, em primeiro lugar, cuidar da sua saúde bucal, porém buscando opções de planos com cobertura de tratamento estético para uma eventual correção ortodôntica, colocação de prótese ou clareamento nos dentes. Um sorriso saudável e bonito está na lista de desejos da maioria dos brasileiros e brasileiras”, assinala Solange.

“Estamos sempre atentos aos movimentos do mercado e sabemos que a relação das pessoas com a saúde e com o sorriso tem ganhado novos olhares, levando em conta bem-estar e qualidade de vida”, observa o diretor da Odontoprev.

Corretor na distribuição

“O corretor é um parceiro essencial no nosso negócio. Através desse importante canal de distribuição, conseguimos multiplicar o acesso dos brasileiros ao nosso produto, tendo em vista a capacidade de capilaridade dele, chegando em diferentes regiões do Brasil”, diz Carvalho.

Segundo ele, além do cliente poder contar com toda a estrutura e garantia de qualidade em um serviço presente em milhares de cidades brasileiras, o corretor atua através de uma jornada digital que facilita o dia a dia do profissional, como relatórios de vendas, comissões e informações sobre planos, materiais de divulgação, treinamentos, entre outros.

Segundo Solange, a SulAmérica tem aprimorado cada vez mais suas ferramentas de transmissão através de links, portais (desk e mobile), entre outros canais para distribuição de planos odontológicos via corretores de seguros. “Hoje, nossos parceiros corretores têm à disposição um time comercial especializado em odonto para apoiá-los, relatórios gerenciais completos para uma melhor gestão comercial de vendas, além de também poderem pontuar nos programas de reconhecimento da SulAmérica quando fecham um contrato de um plano odontológico”.

“Temos foco exclusivo em planos odontológicos, o que nos confere um profundo conhecimento deste mercado, maximizando a qualidade e confiabilidade dos serviços que prestamos, fatores essenciais para o sucesso do nosso negócio e satisfação dos beneficiários. Além disso, temos um portfólio bastante completo que conta com cinco marcas de atendimento exclusivamente odontológico: Odontoprev, Bradesco Dental, Brasildental, Odonto System e Mogidonto”, comenta o diretor da Odontoprev.

“Hoje, o nosso portfólio tem oito produtos empresariais (acima de 100 vidas), sete opções PME (2 a 99 vidas) e quatro planos na modalidade individual. A variedade de coberturas é um diferencial competitivo no mercado. Também destacamos a quantidade de procedimentos que oferecemos: são mais de 300, a depender do plano contratado. Além disso, contamos com a inclusão de dependentes até o 3o grau consanguíneo no plano, descontos em farmácias parceiras, formato de contratação anual ou mensal, descontos progressivos para duas vidas ou mais e pagamento facilitado (desconto para pagamento anual e pagamento em PIX, boleto ou cartão)”, destaca a head da SulAmérica.

Na Omint, há diversas opções de planos odontológicos empresariais que contemplam especialidades e serviços como Clínica Geral, Radiologia, Endodontia, Periodontia, Cirurgia, Prótese, Ortodontia, Implantes em uma rede credenciada de alto padrão. A contratação empresarial de planos exclusivamente odontológicos pode ser feita a partir de quatro vidas.

O CEO da Amil Dental lembra que o cliente odontológico é muito exigente, por isso sempre evolui na qualidade e na eficiência dos nossos serviços e produtos, atentos às necessidades dos beneficiários. “A prioridade é oferecer uma rede de qualidade e produtos com diferenciais e preços competitivos. Para isso, continuaremos crescendo a linha de produtos, mas sempre com o olhar no consumidor e nas suas necessidades. Assim como pretendemos expandir nossas parcerias, para entrega de qualidade e maior capilaridade aos clientes. Queremos manter a satisfação de todos, atendendo às expectativas deles ao disponibilizarmos o que desejam. Sempre tendo a inovação como aliada, seja com novos produtos, serviços, canais de venda ou modelos de pagamento”.

Rede credenciada

– A Odontoprev possui mais de 28 mil dentistas espalhados por todo o País, presente em 100% dos municípios com mais de 100 mil habitantes, em 90% dos municípios entre 50 e 100 mil habitantes e em 78% dos municípios entre 30 e 50 mil habitantes.

– Na SulAmérica Odonto, a rede é ampla e qualificada, com abrangência nacional. São mais de 34 mil opções de atendimentos em todas as regiões do Brasil, incluindo diversas especialidades, como consultas, radiologia, dentística, endodontia, periodontia e cirurgia.

– A Omint possui uma rede credenciada de alto padrão para oferecer o mais alto nível da odontologia, reembolsos com altos valores e os menores prazos, opções de coberturas para atender diferentes níveis hierárquicos da empresa e atendimento no padrão Omint.

– A Amil Dental conta com aproximadamente 13,5 mil prestadores odontológicos credenciados. A operadora dispõe de oito unidades próprias das Clínicas Amil Dental, sendo sete em São Paulo (Guarulhos, Taboão da Serra, Tatuapé, Tucuruvi, Santo Amaro, Santo André e Faria Lima, todas abertas entre 2021 e 2022) e uma no Rio de Janeiro (em Campo Grande, inaugurada este ano). A parceria estabelecida com a OdontoCompany, em junho de 2022,  acrescentou quase 700 novos endereços de atendimento.

Conteúdo da edição 62 da Revista Aconseg-SP

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