Um abraço chamado seguro de crédito

Coface do Brasil se mantém na liderança e com grande potencial para expansão da carteira

Karin Fuchs

No comando da Coface do Brasil desde 2021, Rosana Passos de Padua conta que a sua principal meta é dar continuidade ao trabalho que a empresa vem desempenhando no País. “Também queremos crescer e expandir o conhecimento sobre o produto para o mercado, pois, no Brasil, ao contrário dos países desenvolvidos, ainda se utiliza muito pouco a poderosa ferramenta do seguro de crédito como parte da estratégia financeira das empresas”, diz.

Ela acrescenta que a pandemia está mostrando que a avaliação de risco deve ser feita de forma mais abrangente e profunda, buscando identificá-los e mitigá-los. “Para mim, que sempre fui cliente do seguro de crédito como ferramenta de gestão de riscos, causa espanto ver que as empresas estão preocupadas em cobrir diversos riscos com seguros, mas deixam de cobrir o ativo mais relevante que é o Contas a Receber. Vamos mudar isso!”.

Com foco em crescimento orgânico, mas sempre abertos a avaliar aquisições, ela diz que 2021 foi um ano excelente para o seguro de crédito. “A inadimplência foi muito abaixo do esperado, fato esse que trouxe bastante surpresa para o mercado. O desempenho foi puxado pela recuperação do PIB em 2021, o qual estimamos que tenha crescido ao redor de 4,7%. Em particular, destacamos o desempenho de setores relacionados às commodities”.

Entre as ações da empresa, a executiva informa que eles têm procurado demonstrar para o mercado que o seguro de crédito é uma ferramenta essencial para a gestão de riscos de uma empresa, justamente por proteger a conta de ativo mais sensível: os recebíveis.

Em números, ela mostra a liderança da Coface do Brasil neste mercado. “Somos líderes, com 24% de market share e R$ 182.900.481,00 de prêmios emitidos, segundo dados consolidados em dezembro de 2021. Acompanhamos sempre de perto o bom desempenho do mercado, que teve um avanço de 26%, enquanto a Coface do Brasil cresceu 25% em comparação ao ano anterior, considerando o mercado total (doméstico mais exportação), de acordo com a Susep”.

Sobre o perfil de clientes, diz Rosana, “temos clientes de diversos ramos de negócios e também de portes variados, mas a principal característica de nossos clientes é a excelência em gestão de riscos e a preocupação em cobrir o risco de inadimplência”.

MODELO

Atualmente, o Grupo Coface tem 4.450 funcionários ao redor do mundo e presença direta e indireta em cem países. “Aqui no Brasil, são 97 funcionários, sendo 56% do total de mulheres e 44% de homens. Além de nossos times de especialistas de crédito e de underwriters, a Coface do Brasil se diferencia com as suas equipes dedicadas ao atendimento de corretores e clientes, sejam nacionais ou internacionais”, destaca.

A empresa opera com 82 corretores, distribuídos em dois canais de vendas para otimizar o atendimento. “Operamos no modelo de consultoria, ou seja, mesmo o corretor não tendo experiência com o seguro de crédito, a área comercial da Coface consegue auxiliá-lo em todo o processo, inclusive no pós-venda”.

Entre esses 82 corretores, Rosana especifica que são mais de 15 Key Brokers; corretores que têm negócios globalmente com a Coface, para os quais são oferecidos um atendimento especializado, trazendo toda a expertise global do grupo e respondendo às necessidades locais.

Para eles, a Coface disponibiliza a plataforma Portal Broker, onde conseguem ter acesso às apólices de cada cliente que tem um seguro de crédito na Coface. “Pelo portal, o corretor pode verificar a aceitação de carteira dos clientes, sinistros em curso e status de cada um, status da cobrança, pagamento de prêmio da apólice, entre outros”.

INVESTIMENTOS

Na parte de tecnologia, a executiva informa que a empresa tem investido muito fortemente para reforçar seus sistemas internos e oferecer produtos cada vez mais qualificados aos clientes. Recentemente, eles lançaram a plataforma Icon.

“Um sistema exclusivo dedicado aos clientes de nossos serviços de informação, que possibilita a contratação e avaliação de todos os nossos produtos, fornecendo informações padronizadas sobre empresas em qualquer parte do mundo. Essa ferramenta foi pensada para facilitar o dia a dia de nossos clientes. Um de nossos principais objetivos no plano global `Build to Lead` é a digitalização; queremos melhorar nossos sistemas e processos”, afirma.

SERVIÇOS

Pela experiência internacional da Coface, de mais de 75 anos no mercado de crédito, e conhecedores do mercado nacional, atuando exclusivamente nesse segmento, Rosana informa que os esforços têm se voltado para cada vez mais levar serviços de informações e experiência de crédito aos clientes.

“Seja através do seguro de crédito ou mesmo através da venda dos serviços de informações, que foram relançados em 2020 para atender a necessidade de nossos clientes e de empresas que ainda não são seguradas, mas que buscam soluções únicas de informações de crédito”, explica.

A Coface também é expert em cobrança de clientes inadimplentes para o mercado doméstico e para o mercado de exportação, através de sua rede de empresas em mais de 100 países que contam com equipes especializadas em cobrança. “São profundos conhecedores das legislações locais, o que facilita e diferencia nosso trabalho”, conclui.

Conteúdo da edição de março (240) da Revista Cobertura

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