Um dos desafios é impulsionar a HDI na diversificação de portfólio

Eduardo Dal Ri fala da missão de fortalecer ainda mais a posição da companhia no Brasil, da aquisição das linhas de negócios da Sompo e lembra: “Entregamos toda uma experiência ao cliente”

Carol Rodrigues

Eduardo Dal Ri atuou na HDI durante quase 11 anos. De lá, saiu para atuar como VP de Automóvel e Massificados na SulAmérica Seguros, de onde migrou para a Allianz com a aquisição das carteiras de Automóvel e Ramos Elementares. Em janeiro de 2022, ele retornou à HDI como presidente para conduzir os passos seguintes da companhia.

“Retornei à empresa com a missão de fortalecer ainda mais a nossa posição no Brasil, cooperando para a construção de uma seguradora Top 5, que ofereça soluções inovadoras para nossos clientes e corretores. Junto a colaboradores e parceiros, estamos escrevendo um novo capítulo da seguradora. Estou muito entusiasmado pela oportunidade de assumir a liderança da HDI Seguros”, diz Dal Ri.

Logo no início de sua gestão o executivo se envolveu no processo de aquisição das linhas de Automóvel, Vida Empresarial, Residencial, Habitacional e Condomínio da Sompo Seguros. “O movimento faz parte da estratégia de negócios da HDI, que está atenta às oportunidades do mercado com foco em ser ainda mais forte e centrada nas necessidades dos clientes e corretores. A aquisição trará ganhos de escala para a seguradora e melhores produtos e condições para corretores, assessorias, parceiros e clientes. Também ampliará o nosso alcance e diversificação de portfólio, o que resulta em maior capacidade para oferecer aos clientes variadas soluções em seguros”.

Com a aquisição dessas carteiras, a companhia conta com mais diversificação e expansão geográfica, pois alcança maior participação no mercado de São Paulo.

“Essa é uma grande operação para a HDI. No entanto, é importante ressaltar que até a conclusão da transação – sujeita às aprovações regulatórias do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Susep e da Agência de Serviços Financeiros do Japão – a HDI e a Sompo continuarão o seu trabalho sem mudanças nas ofertas de produtos e serviços. As relações comerciais também seguem inalteradas e a administração das seguradoras continua de maneira independente”, esclarece.

No atual momento da companhia e do mercado, Dal Ri entende que os principais desafios são impulsionar a seguradora em relação à diversificação de portfólio, permitindo maior capacidade para oferecer aos clientes diversas soluções em seguros.

“Outro ponto relevante é que estamos ampliando a nossa liderança feminina, com as mulheres em posições estratégicas na companhia, auxiliando com tomadas de decisão, planejamento, novas ideias e percepções que ajudem a HDI a estar cada vez mais próxima de seus clientes”, comenta Dal Ri, que inclui entre os desafios a trajetória para a seguradora se tornar cada vez mais centrada no relacionamento e proximidade com o corretor e nas suas necessidades.

Proximidade com o corretor

O presidente da HDI acredita fortemente que o corretor deve estar no centro de toda a estratégia da companhia, pois ele é o principal elo com o consumidor. “Estamos frequentemente aprimorando as ferramentas para facilitar o trabalho dos corretores”.

Ele cita como exemplo algumas melhorias na área financeira do aplicativo HDI Corretor, que passou a contar com novos recursos que possibilitam oferecer ao cliente a escolha da opção de boleto para a quitação das parcelas. Com isso, o corretor também consegue compartilhá-lo ou copiar a linha digital com o código de barras para enviar ao segurado.   

“Também é importante ressaltar que, independentemente de todos os benefícios digitais que criamos para facilitar o trabalho do corretor, consideramos fundamental manter um relacionamento próximo para que possamos conhecer mais profundamente os desafios desse profissional, balizando as alterações e inovações em processos e produtos, que atendam de forma mais prática às necessidades do corretor e do segurado”.

As assessorias

A HDI tem mais de 60 filiais e escritórios no Brasil e também passou a contar com as assessorias em seguros, definidas pela companhia como importante canal de vendas e parceiras essenciais para ampliar seu alcance.

“As assessorias são um importante canal com o corretor, transmitindo o que o mercado pode fazer por esses profissionais. É fundamental termos uma estreita relação para que nossos serviços sejam ofertados de forma assertiva para os clientes que realmente precisam de um seguro”.

O presidente da HDI ainda diz que, paralelamente, a companhia vai realizar campanhas para reforçar o relacionamento com os parceiros, assessorias e corretores.

Alternativas para o bolso do consumidor

Segundo Dal Ri, atualmente, o ramo de Automóvel representa mais de 80% dos negócios da companhia. Em função das consequências provocadas pela pandemia em toda a cadeia produtiva, o mercado vive neste ano de 2022 um cenário desafiador. “Devemos ver cada vez mais serviços que se adaptem à realidade do segurado, dando a ele mais liberdade de escolha. Isso exige das seguradoras e dos nossos parceiros corretores um olhar especial direcionado ao que acontece na indústria Auto e na rotina do cliente. Para contornar os desafios, temos desenvolvido alternativas eficientes e que caibam no bolso do consumidor”.

Um exemplo é o HDI Auto Básico, seguro lançado no ano passado que pode ser até 25% mais barato que o seguro tradicional de um veículo. “Esse produto é voltado, principalmente, para quem ainda não conta com a proteção e a tranquilidade que o seguro de carro proporciona, tendo em vista que cerca de 70% da frota nacional de carros não possui seguro”.

Para aprimorar a experiência do cliente, a HDI tem investido fortemente em novas tecnologias e ações que promovam um melhor e mais rápido atendimento ao cliente.  “Atualmente, 85% dos serviços disponíveis pela companhia podem ser acionados pelo Portal do Segurado ou pelo aplicativo HDI Segurado, disponível para download em smartphones com sistemas IOS e Android”.

De acordo com o presidente, para proporcionar ainda mais comodidade para o segurado, a HDI, desde 2020, possibilita que o aviso de sinistro seja feito sem a necessidade de login, permitindo ao segurado realizar a ação apenas com as informações necessárias para o aviso de sinistro, como dados pessoais, informações dos envolvidos e fotos que auxiliem o atendimento digital por meio do portal.

Outro ponto importante são os Bate-Prontos, centrais de atendimento exclusivas para os clientes, que dão apoio aos segurados em caso de sinistros.

“Precisamos estar cada vez mais próximos, subsidiando-os com informações sobre os nossos seguros, coberturas e assistências. Afinal, vendemos muito mais do que uma apólice de seguros, entregamos toda uma experiência ao cliente”, enfatiza o executivo.

Conteúdo da edição de setembro (246) da Revista Cobertura

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