Unimed Nacional traça roadmap audacioso

Lançamento da linha regionalizada Bem-Estar mostra investimentos da Unimed Nacional em inovação com o amparo da tecnologia

Carol Rodrigues

Em abril de 2021, a atual gestão da Unimed Nacional assumiu a liderança da cooperativa e iniciou um amplo estudo para analisar as necessidades de cada carteira. Entre as iniciativas desenvolvidas está a “Te Ouvir Importa”, uma ação de escuta ativa com corretores regionais para compreender as necessidades dos clientes.

“O corretor nos apresenta um olhar do cliente sobre o que está bom e o que precisa ser melhorado, bem como nos mostra sua visão sobre o que é valor na jornada do cliente. Esse contato mais próximo com os corretores nos deu as ferramentas necessárias para desenvolver a nova linha de produtos Bem-Estar, que tem a proposta de atender clientes PME a partir de duas vidas nas regiões em que a Unimed Nacional atua localmente”, diz Dante Lopes, gerente de Inovação da Unimed Nacional.

A linha Bem-Estar atende as regiões em que a Unimed Nacional atua localmente. São elas: São Paulo, ABC Paulista, Brasília, Salvador e São Luís. Na capital paulista e em Brasília os produtos já foram lançados no primeiro semestre. Para o segundo semestre, estão previstos os lançamentos no ABC, Salvador e em São Luís.

Plano de digitalização

Junto às inovações, a Unimed tem trabalhado em um plano de digitalização com foco na criação de valor para clientes, sócios e processos internos. O planejamento estratégico atual, cujo horizonte é de dez anos (2022-2032), foi elaborado considerando a inovação e o desenvolvimento de novos negócios, soluções, tecnologias, serviços e plataformas como dois dos principais direcionadores.

Alguns exemplos, segundo Humberto Shida, superintendente de Tecnologia da Informação da Unimed Nacional, é a digitalização do processo de atendimento aos beneficiários; a implementação e ampliação contínua de robotização de processos (RPA) e inteligência artificial; o novo portal de comercialização e também de comissionamento para os corretores; telemedicina e roadmap de segurança cibernética para esta nova arquitetura com foco na transformação digital ágil.

“Hoje, 67% dos nossos atendimentos são efetuados via canais digitais (temos a atendente virtual Carol e a robotização dos canais de mensagens instantâneas)”, informa.

A Unimed Nacional aposta no uso da tecnologia alinhada à humanização. “Todas as soluções têm foco na experiência do usuário. Trabalhamos muito forte também no processo de democratizar dados e em empoderar os usuários para parametrizações de alguns processos”, diz Shida.

Contudo, a cooperativa tem trabalhado forte na atuação com ciência de dados, avalia e testa modelos preditivos e tecnologias fundamentadas em inteligência artificial e aprendizagem de máquina.

“Nosso roadmap é audacioso e tem como objetivo promover uma profunda transformação no mercado de saúde, sempre centrada em nossos clientes, beneficiários, parceiros e sócios, e na promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida”, definem os executivos.

Conteúdo da edição de agosto (245) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas