Por orientação de sua mãe, Emerson Barbosa seguiu uma bem-sucedida carreira na corretagem de seguros
Karin Fuchs
A história de Emerson Barbosa na corretagem de seguros começou em 1992. Ele chegou a cursar Engenharia por dois anos, mas teve que abandonar quando o seu pai faleceu. Três anos depois, optou por Educação Física, e para conseguir pagar a faculdade, a sua mãe, securitária, sugeriu que ele fosse vender seguros por ser habilidoso na retórica. “Fui trabalhar como preposto em uma corretora. Quando me formei, já tinha uma carteira de clientes e decidi seguir nessa profissão solo”.
Na verdade, diz ele, como preposto trabalhou por apenas dois meses e percebeu que podia trabalhar sozinho. Quatro anos depois, fundou a Baroli Assessoria e Corretora de Seguros, na qual atua como diretor Comercial. “Hoje somos uma equipe de doze pessoas, sendo três promotores externos. Nós estamos estruturados também com uma diretoria Administrativa de RH e uma diretoria de Produto”.
Ponto alto da corretora é a sua moderna estrutura tecnológica. “Somos uma corretora supermoderna, antenada em tecnologia e com equipamentos de primeira linha. Hoje é tudo pela internet, com as mais modernas prática de comunicação, como o e-mail, WhatsApp e todas as redes sociais”.
No final de 2020, eles inovaram ao lançarem um portal de emissão de apólices de Seguro Garantia de Depósito Recursal 100% on-line, sem nenhuma interferência da corretora.
“Idealizamos o portal logo no início da pandemia e levamos nove meses trabalhando com nossos sócios nas áreas de tecnologia e de produtos, conectamos 13 companhias seguradoras ao nosso portal, desse total, 7 estão efetivamente emitindo. É o único portal no Brasil que faz esse tipo de emissão”.
Carro-chefe
Corretora multiprodutos, “nós temos que ter todas as linhas de produtos securitários e outras como: cartões de crédito e consórcio, entre alguns outros produtos que são agregados”, o principal foco de atuação da Baroli, a sua expertise, é com Seguros de Riscos Financeiros e de Responsabilidade Civil.
“Os Riscos Financeiros são sem dúvida um tema muito importante. Por isso, o Seguro Garantia de Depósito Recursal, o Seguros de Créditos e os de Garantias Judiciais cresceram em 2020, justamente porque as empresas procuraram proteção financeira para os seus recebíveis e para as suas operações”.
O mesmo ocorre com os Seguros de Responsabilidade Civil, segundo ele, “principalmente porque as interações humanas têm diminuído e os processos estão muito virtuais. A possibilidade de erro é muito maior e as empresas estão mais expostas do ponto de vista de responsabilidade civil”.
Visão
Para Barbosa, o consumidor já mudou. “Quem tem um racional entendimento financeiro começa a perceber que algumas proteções são necessárias. As patrimoniais eram de senso comum, e hoje as pessoas ficando em casa perceberam que estavam expostas também dentro do lar, então, começaram a consumir o Seguro Residencial, alguns produtos até foram modificados para cobrirem materiais de escritórios ou até escritórios residenciais. Essa cultura do Seguro Residencial/Escritório começa a ser mais difundida”.
Da própria proteção e de seus familiares, com a pandemia, pois as pessoas perceberam que estavam expostas e isso poderia acontecer a qualquer momento. “Elas começaram a olhar mais para o Seguro de Vida. Esse mercado também se mobilizou rapidamente admitindo uma cobertura que não estava na linha de coberturas mais admitidas, internalizando a cobertura para pandemia, o que foi um movimento importante do mercado. Naturalmente, outros produtos crescerão com o crescimento da economia”.
Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro (228) da Revista Cobertura