A riqueza das empresas

Frequentemente somos notificados sobre negociações de aquisições de empresas nas quais vemos os valores investidos na aquisição das mesmas. Este valor, na verdade, é o preço combinado e entendido como adequado pelas partes. Mas será que isso realmente é o valor da empresa?

José Silvio Toni Junior

O verdadeiro valor de uma empresa está diretamente relacionado à sua riqueza. Mas o que pode ser considerado como sendo a riqueza de uma empresa?

A riqueza de uma empresa está muito ligado a sua construção de valor, suas convicções praticadas, construídas e postas em prática.

A riqueza das empresas trata da qualidade de cada parte deste conjunto magnífico, que quando bem construído faz com que ela esteja acima dos acontecimentos, do que as outras empresas fazem, das intempéries e tudo mais.

Uma empresa que constrói valor é uma empresa desejada, mas normalmente não é uma empresa que está a venda, pois ela sabe muito bem que não se constrói uma empresa de valor somente com recursos financeiros.

De uma maneira mais didática e objetiva, uma empresa de valor é uma composição de valores bem trabalhados. Isso passa por todas as suas áreas, pela visão de curto e médio prazos alinhados a visão macro, de longo prazo, de uma sólida e verdadeira relação com seus clientes, de um brilho e orgulho de simplesmente “ser”.

Uma empresa é uma pessoa jurídica, uma construção humana sem dúvidas. Mas é feita por pessoas. Pessoas diferentes que se unem num mesmo propósito. Que nascem, vivem e até morrem enquanto a empresa continua cumprindo seu papel.

Existem empresas que são construídas para simplesmente “levantar uma grana”. Muitas vezes conseguem isso. Mas… e aí? Do que isso vale? O que sobra?

Um dos meus livros preferidos chama-se “Feitas para durar” (Jim Collins e Jerry L Porras), que apresenta com uma maestria própria de quem se dedicou a construir uma obra de arte, como empresas de valor se comportam e o que acontece com elas.

O sucesso não é um acidente de percurso, muito menos o resultado de uma jogada de sorte: sucesso se constrói, se curte, se transpira, se ama, se vive.

Temos um cenário desafiador pela frente? Com certeza. Mas é exatamente nestes cenários que podemos ver quem são as empresas de valor e como elas lidam com isso.

Recomendo a leitura, mas muito mais do que isso, recomendo que cada empresário lembre que sua empresa pode estar no seu nome, mas é o ninho de muitas pessoas.

Um Natal abençoado a todos!

Silvio Toni

Presidente da myBro Corretora.

Presidente do Sindiplanos.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas