Jorge Nasser define o corretor como o conselheiro do cliente

Presidente da Bradesco Vida e Previdência aborda a mudança de chave para o corretor atuar como consultor do cliente durante palestra em jantar do Clube dos Seguradores da Bahia

O que o cliente de seguros espera? A reflexão foi lançada por Jorge Nasser, presidente da Bradesco Vida e Previdência, durante jantar do Clube dos Seguradores da Bahia, presidido por Fausto Dórea, realizado dia 11 de agosto. “Visão do seu momento de vida, benefícios com base em suas necessidades, relevância da oferta, aconselhamento sincero, disponibilidade, relacionamento, conveniência, informações claras e objetivas. Esse é o nosso desafio. Assim nós iremos mudar”, aconselhou.

Nesse cenário, o corretor não é mais um vendedor. “Ele se tornou um consultor e até um conselheiro do cliente. A todo momento ele está orientando e não mais vendendo. Ele tem de estar presente na vida das pessoas. É preciso ter uma estratégia diferente para colocar o produto e uma forma diferente de abordar o cliente”.

Nasser destacou que apenas 17% da população brasileira possui uma apólice de seguro de Vida e mencionou o desconhecimento quanto ao futuro. Afinal, 53% pretendem parar de trabalhar aos 60 anos. No entanto, apenas 28% acreditam que vão conseguir. “30% dos entrevistados pretende viver com a aposentadoria do INSS. Mas 64% deles não sabe qual valor irá receber. Mais do que nunca, aumenta a nossa responsabilidade de estarmos atualizados para levar a melhor proteção para os brasileiros”.

Longevidade e tecnologia

“Normalmente tentamos ter um olhar pasteurizado de dizer: ‘todo mundo está na tecnologia’. Mas essa não é uma verdade absoluta nas relações. O consumidor mudou? Cada consumidor continua com o seu comportamento. O que vale é o nosso comportamento como profissionais do seguro, de  mudarmos para atendermos a tempo e a hora, cada um em cada tipo de contato”.

Ele lembrou que a expectativa de vida ao nascer no Brasil é um dado positivo e também um grande desafio. “Em 1920, a expectativa de vida era de 35,4 anos. É impensável imaginar isso hoje. Chegamos a 2020 com 76,7 anos e a projeção é a de que possamos chegar em 2060 a 81 anos. Se observarmos de 1920 a 2020, as pessoas conquistaram o direito de, ao nascer, ter 41,3 anos a mais de vida. Isso é a grande revolução da sociedade, faz parte do avanço da tecnologia, da medicina, do saneamento, mas, fundamentalmente, traz embarcado o desafio de estarmos evoluindo para uma sociedade que é multigeracional. Pela primeira vez, sete gerações estão convivendo entre si no mesmo ambiente”, disse, ao lembrar que há repertórios e memórias diferentes entre as gerações.

Com 13,1 milhões de clientes, em junho de 2023, a Bradesco Vida e Previdência registrou faturamento de R$ 22,7 bilhões, lucro líquido de R$ 2,6 bilhões e R$ 17,5 bilhões em resgates, sinistros e benefícios. Ainda em junho de 2023, a carteira de investimentos da companhia atingiu R$ 310 bilhões.

Nasser destacou o fato de a Bradesco Vida e Previdência ser o maior pagador de benefícios, tanto de previdência como de seguros de pessoas. Em 2022, foram pagos R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,230 bilhão de aposentadoria, R$ 219 milhões em pensões e R$ 91 milhões em pecúlios.

Ainda durante o evento, presidente da companhia entregou uma homenagem a Fausto Dórea pelos 64 anos de atividades do Clube.

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