“O foco é entregar a notícia com o máximo de dinâmica, legibilidade e contraste”, explica o especialista em UI e UX sobre as novidades que contemplam uma tipografia baseada na família tipográfica Montserrat focada no ambiente digital
Ao final de 2021, a Cobertura Editora e a sua princpal publicação, a Revista Cobertura – em sua origem Jornal Cobertura – ingressam no ciclo de comemoração dos seus 30 anos. Uma das ações que marcam o aniversário é o lançamento do novo portal.
Segundo o fundador e editor executivo, Paulo Kato, o Portal Cobertura foi o primeiro site privado da imprensa do setor e, desde a sua origem, passou por algumas transe formações. “Agora, a palavra de ordem é inovar e ampliar a qualidade das experiências digitais que os nossos leitores têm conosco. Por isso, contratamos a agência Mondo Publi e pensamos em cada detalhe para que a experiência do nosso leitor seja fluída e ágil”, comenta.
Em 2020, o Portal Cobertura passou receber mais visitas por conta do intenso processo de digitalização em decorrência da pandemia, o que gerou, muitas vezes, um boom de acessos e intercorrências na plataforma.
Segundo Jason Pereira, especiliasta em UI e UX da agência Mondo Publi, o novo Portal está repaginado e atualizado em todos os recursos disponibilizados no site anterior. “O foco é entregar a notícia com máximo de dinâmica, legibilidade e contraste. O site ainda possui um design system bem estruturado para toda sua composição baseada em ‘cards components’”.
Além disso, toda a tipografia é baseada na Montserrat, uma família tipográfica com foco no digital, formatação display e sem serifa. “Tudo isso para diminuir o peso das informações e aumentar a fluidez e o desempenho do site”, explica.
O novo portal também foi pensado em sua versão mobile. “Não é apenas um redimensionamento, é um site mobile, para usufruir ao máximo da usabilidade e experiência dos usuários”, acrescenta o especialista.
Do ponto de vista da usabilidade, o novo site possui uma nova estrutura de menus, widgets e breadrumbs que melhoram e facilitam a experiência.
“Trabalhamos a paleta de cores baseada em um maior contraste para melhor a legibilidade do conteúdo. Agora, também é possível visualizar os eventos e as revistas de uma maneira mais dinâmica e fluída, além de ter fácil acesso ao compartilhamento nas mídias”.
Além disso, o portal está totalmente integrado às redes sociais, inclusive o canal Cobertura no YouTube (www.youtube.com/revistacobertura).
O site também foi desenhado em cima de uma nova estrutura para melhorar e otimizar o SEO, com uma melhor organização de palavras-chave e sitemap. “O maior avanço é no que se diz respeito a unificação da comunição e identidade do portal com os outros canais”.
No quesito acessibilidade, o site está estruturado de forma que haja controle de legibilidade e contraste, facilitando a utilização do portal para deficientes visuais.