Brasilprev registra 1 milhão de usuários únicos pelo WhatsApp

Com novos serviços, a ferramenta se consolida como o canal preferencial de atendimento ao cliente

A Brasilprev, especialista e líder no mercado brasileiro de previdência privada, acaba de registrar mais uma marca histórica: o canal de WhatsApp da companhia atingiu o número de um milhão de usuários atendidos. Em seus cinco anos de existência, a ferramenta tornou-se a preferida do cliente Brasilprev quando o motivo do contato é consulta de saldo, extrato, informe de rendimentos e boleto.

Desde a criação do autoatendimento pelo aplicativo, em 2019, os serviços oferecidos pelo bot do WhatsApp geraram uma grande eficiência operacional para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC). Em 2020 a Central recebia cerca de 868.564 chamadas e o robô respondia por 158.200 contatos. Já em 2023, o bot teve mais de um milhão de acessos, enquanto a CRC atendeu menos de 602 mil ligações.

O autoatendimento pelo aplicativo permitiu que os clientes realizassem serviços como emissão de informes de rendimentos, extratos, boletos e consultas de saldo, além de resgate, consulta de sinistro e assessoria digital, sem precisar entrar em contato com a central. O atendimento pelo aplicativo gera grande conveniência aos usuários e conta com 99% de satisfação do cliente com a jornada.

Também é possível realizar realocações entre fundos pelo WhatsApp, ajustando os recursos constantes em sua reserva de forma exclusiva. O contato começa com as recomendações do time de especialistas da companhia, seguindo o modelo das consultorias, mas de forma automatizada e ainda mais simples para o cliente.

“A conveniência de poder contar com mais de 30 serviços da Brasilprev pelo bot tem sido decisiva para o ganho de escala que temos observado no canal. Os clientes que também são correntistas do BB, podem se beneficiar desses serviços de forma integrada, o que potencializa ainda mais nosso alcance. O formato de desenvolvimento que adotamos até aqui traz mais velocidade, permite o uso de diferentes tecnologias e, no futuro, poderá ser integrado a outros canais. Adicionalmente, reforçamos nosso compromisso ASG por meio do menor uso de papel”, comenta Bruno Venceslau, superintendente de Dados e Negócios Digitais da Brasilprev.

Atendimento personalizado

Também está ativa no WhatsApp a recomposição de reserva, que aborda os clientes após o resgate para informar sobre os impactos desta atividade no futuro, sugerindo um aumento de contribuição personalizado, de acordo com o montante resgatado e o objetivo financeiro de cada um.

“A implementação desta jornada de atendimento após o resgate no canal reforça nosso compromisso em orientar e divulgar a cultura previdenciária, ajudando nossos clientes a planejar seu futuro”, afirma Venceslau. Com a disponibilização deste serviço, a empresa teve, em 2023, e uma média de 31% de aumento de contribuição mensal no plano.

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