Cresce mercado global de assistência funerária e insurtechs brasileiras despontam nesse nicho

Dados mercado brasileiro de assistência funeral (Pesquisa realizada pela BM Partner e Amar Assist)

Com o aumento da expectativa de vida junto ao crescimento populacional, projeções mundiais indicam que o mercado global de cuidados com a morte ainda está em consolidação em todo o mundo, devendo crescer 11,4% nos próximos 4 anos, atingindo o patamar de US$ 78 bilhões em 2025. Diante deste cenário, a startup Amar Assist já dobrou de tamanho nos últimos dois anos e pretende fechar 2022 com faturamento superior a 20 milhões de reais.

Bruno Gallo

“Essa expansão que estamos percebendo nos mostra um mercado saudável financeiramente e, ainda assim, com bastante espaço para crescimento, ainda mais com novos meios de pagamentos e canais. Por isso, nos concentramos em oferecer soluções tecnológicas e acessíveis, visto a atual situação socioeconômica do Brasil. Isso tem resultado em um crescimento orgânico da Amar Assist e me traz grande satisfação e motivação pessoal para continuarmos progredindo”, comenta Bruno Gallo, CEO e Founder da Amar Assist.

Dados do setor apontam que o mercado de insurtechs mostrou-se bastante atrativo para investimentos em todo o mundo, movimentando 10,2 bilhões de dólares em 2021 e somando mais de 1.200 deals, entre 2017 e 2021. Quando nos concentramos no cenário brasileiro, o crescimento do mercado de assistência funerária foi ainda mais expressivo, saltando de pouco mais de dez empresas no ramo em 2010 para mais de 100, em 2021. Com destaque para o período entre 2015 e 2020, em que 81 novas insurtechs surgiram no cenário nacional.

Esse aquecimento no mercado brasileiro se reflete também no valor dos investimentos em empresas do setor, que contabilizaram US$174 milhões aportados em 36 negócios entre 2017 e 2021, com foco principal no modelo de negócios B2C (business to consumer, soluções voltadas diretamente para o consumidor final). Contudo, apenas 5% da população possui esse tipo de assistência e produtos semelhantes contratados, o que representa uma grande lacuna de oportunidades para empresas desse nicho.

Outra particularidade do setor é o desconhecimento de grande parte das pessoas acerca dos valores dos produtos e serviços deste mercado, pois a maioria das pessoas organiza, em média, apenas de um a dois funerais durante toda sua vida, tendo portanto poucas informações e parâmetros na hora de buscar assistência funerária.

Com esse panorama, a insurtech Amar Assist surgiu com o propósito de oferecer segurança e proteção ao fornecer assistência funerária no país e já conta com mais de 120 mil vidas protegidas. “Apesar de ser um dos mercados mais tradicionais do mundo, o setor funerário está experimentando uma revolução sobre dados e fluência digital. Nesse sentido, queremos guiar essa transformação a partir de soluções inovadoras e acessíveis, com tecnologia, tratamento humanizado, gerando impacto social (financeiro e emocional) e muita expertise”, conta Gallo.

Recentemente, a startup divulgou que está se preparando para uma rodada de captação Série

A, que deve ocorrer entre o final deste ano e meados de 2023. A Amar Assist apresenta lucro há mais de três anos e quer ampliar seu portfólio de serviços em fase avançada de validação de soluções inéditas no Brasil e ainda contribuir para combater as percepções sobre a morte e os tabus culturais ao disseminar mais informações sobre os benefícios de se obter um plano funerário. Além de aumentar a disponibilidade e qualidade de tratamento paliativo no país para prover melhor qualidade de vida, a startup também oferece diversos benefícios e assistências às famílias conveniadas, a exemplo das novas linhas de Benefícios Sociais, como pensão por morte, revisional de aposentadoria, auxílio acidente, auxílio doença, auxílio inclusão, englobando ainda os pets (cães e gatos) para o acolhimento de todos os integrantes dos lares brasileiros.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas